Arte-Educação e Ciberespaço: Ponderações sobre o Contexto Pós-moderno
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1651Resumo
Entendemos o ciberespaço como arquétipo da vida pós-moderna, tanto porque revela especificidades do comportamento dos sujeitos contemporâneos, como também porque maximiza a desestabilização de referenciais monolíticos legados pela modernidade. Para a arte-educação, a cibercultura se torna fundamental porque evidencia características contextuais desta espetacularização de imagens e seus apelos sensórios, além de contribuir com deslocamentos discursivos pertinentes à desessencialização de códigos estéticos. Interessa-nos interpretar discursos de professores de artes sobre os usos possíveis dos espaços virtuais, tendo como propósito refletir sobre o cenário pandêmico recente e os dilemas postos à prática educativa numa perspectiva pós-moderna. Para tanto, estamos realizando entrevistas com professores de artes do Ensino Médio, tendo em vista compreender os efeitos da realidade remota na abordagem da arte-educação.
Palavras-chave: Pós-modernidade. Arte-educação. Ciberespaço.
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