Ensino Remoto Emergencial: Pesquisa sobre a Percepção Inicial dos Estudantes de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1650Resumo
Este artigo trata de uma pesquisa realizada com estudantes do ensino superior, no contexto da pandemia da Covid19, precisamente no momento de transição do ensino presencial para o ensino remoto. A partir das demandas levadas pelos estudantes aos setores que prestam serviço de apoio pedagógico, foi construído um instrumento de pesquisa que objetivou captar a percepção dos estudantes sobre o ensino remoto. O instrumento, estruturado com perguntas fechadas e abertas, e disponibilizado aos estudantes por meio do sistema acadêmico da instituição, em maio de 2020, abordou questões relativas à organização das disciplinas ou unidades curriculares, às condições para o estudo remoto e à adoção de estratégias de estudo e aprendizagem compatíveis com o cenário. Os dados quantitativos foram tratados por análise multivariada de cluster, e os dados qualitativos foram categorizados por análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a pesquisa relativa à percepção dos estudantes da instituição a respeito dos primeiros momentos das atividades remotas orientou decisões colegiadas sobre o ensino e o apoio aos estudantes, de modo a permitir que dificuldades surgidas no cenário de transição fossem sanadas institucionalmente. Contudo, os resultados sugerem que ainda é necessário investimento institucional na formação pedagógica, oferecida tanto a docentes quanto a discentes, no sentido de se fortalecer a aprendizagem de habilidades autorregulatórias que se reflitam no processo de ensino e de aprendizagem no ensino superior.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial. Ensino superior. Autorregulação da aprendizagem.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2015.
CASTAMAN, A. S.; HANNECKER, L. A. Currículo Integrado: pensando o ensino integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.245. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/245. Acesso em: 11 jan. 2022.
CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Educação a distância na crise do COVID - 19: um relato de experiência. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 9, n. 6, pág. e180963699, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i6.3699. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3699. Acesso em: 11 jan. 2022.
CASTRO, E. A.; QUEIROZ, E. R. Educação í distância e ensino remoto: distinções necessárias. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 3 - 17, 2020. DOI: 10.36732/riep.v2i3.59. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/40. Acesso em: 11 jan. 2022.
FREITAS-SALGADO, F. A. et al. Autorregulação da aprendizagem: Intervenção com alunos ingressantes do ensino superior. Campinas: Unicamp, 2013. Tese de Doutorado.
HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6a ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
MILL, D.; SILVA, C. P. R. Aprendizagem da Docência para Educação a Distância: uma breve revisão da literatura sobre docência virtual. Em Rede, Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v.5. n.3. 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/377. Acessado em 03 jan. 2022
MINGOTI, S. A. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
ROSíRIO, P.; NÚÑEZ, J. C.; GONZíLEZ-PIENDA, J. Cartas do Gervásio ao seu Umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior. Versão adaptada para a edição brasileira por Soely Polydoro e Fernanda Andrade de Freitas. São Paulo: Almedina, 2012.
UNIFAL-MG. Relatório de Gestão da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – UNIFAL-MG – 2020. Disponível em https://www.unifal-mg.edu.br/prace/wp-content/uploads/sites/135/2021/03/Relatorio-de-Gestao2020.pdf
XAVIER, A. R. C. et al. (Org.). Ensino Remoto Emergencial na UNIFAL-MG: relatório consolidado. Alfenas – MG; Poços de Caldas – MG: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2021.
XAVIER, A. R. C. Orientações pedagógicas para o planejamento do ensino mediado por tecnologias. Poços de Caldas/Alfenas: UNIFAL-MG, Programa de Desenvolvimento Profissional Docente – PRODOC, 2020.
XAVIER, A. R. C. et al. (Org.). Avaliação no ERE. Alfenas – MG; Poços de Caldas – MG: UNIFAL-MG, 2020.
ZIMMERMAN, B. J. Developing self-fulfilling cycles of academic regulation: an analysis of exemplary instructional models. In: SCHUNK, D. H.; ZIMMERMAN, B.J (Eds.). Self-Regulated learning: from teaching to self-reflective practice. Hillsdale, NJ: Lawrence Erbaum Associates, INC., 1998.
ZIMMERMAN, B. J. Becoming a self-regulated learner: An overview.
Theory into pratice, vol 41, (2), 64-70, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.