A Avaliação da Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância: Caracterização sob a Égide de uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1631

Resumo

Este estudo tem como objetivo caracterizar a avaliação na educação a distância (EaD) enquanto parte do processo de ensino aprendizagem. Com auxílio da ferramenta Methodi Ordinatio foram selecionados e analisados 15 estudos nas
bases de dados da Capes, da ScienceDirect e da Scopus. Os achados denotam desafios ainda existentes no processo avaliativo da EaD, bem como revelam a necessidade de um comportamento autorregulador da parte discente, de avaliações
que atendam às particularidades dos alunos e de feedbacks que auxiliem no monitoramento do aprendizado. De um modo geral, a avaliação na educação a distância tem se demonstrado promissora, no entanto, ainda são evidenciados poucos estudos que consideram a eficácia de instrumentos avaliativos em ambientes virtuais.


Palavras-chave: Educação a distância. Avaliação do aluno. Ambiente virtual.

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Biografia do Autor

Flávia Massuga, Universidade Estadual do Centro Oeste

Professora no Departamento de Administração, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC - UNICENTRO).

Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Titular do Departamento de Administração, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

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Publicado

2022-03-04

Como Citar

Soares, S., Massuga, F., & Gonzaga, C. A. M. . (2022). A Avaliação da Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância: Caracterização sob a Égide de uma Revisão Sistemática. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1631

Edição

Seção

Artigos Originais