A Avaliação da Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância: Caracterização sob a Égide de uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1631Resumo
Este estudo tem como objetivo caracterizar a avaliação na educação a distância (EaD) enquanto parte do processo de ensino aprendizagem. Com auxílio da ferramenta Methodi Ordinatio foram selecionados e analisados 15 estudos nas
bases de dados da Capes, da ScienceDirect e da Scopus. Os achados denotam desafios ainda existentes no processo avaliativo da EaD, bem como revelam a necessidade de um comportamento autorregulador da parte discente, de avaliações
que atendam às particularidades dos alunos e de feedbacks que auxiliem no monitoramento do aprendizado. De um modo geral, a avaliação na educação a distância tem se demonstrado promissora, no entanto, ainda são evidenciados poucos estudos que consideram a eficácia de instrumentos avaliativos em ambientes virtuais.
Palavras-chave: Educação a distância. Avaliação do aluno. Ambiente virtual.
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