Percepções Quanto ao Uso de Ferramentas Tecnológicas na Aprendizagem de Contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1611

Resumo

O papel das ferramentas tecnológicas no ensino de contabilidade tem sido destaque, especialmente no processo da aprendizagem a distância. Este estudo objetivou analisar as percepções quanto ao uso dessas ferramentas no ensino a distância de contabilidade gerencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem do problema, e descritiva, no que se refere aos objetivos. Os dados foram coletados a partir de uma experiência com uso de tecnologias junto a graduandos de uma disciplina de Contabilidade Gerencial, oferecida a distância, de uma universidade federal da Região Sul do Brasil. Foram analisadas suas percepções por meio de questionários aplicados no início e no final do segundo semestre de 2019. Os resultados apontaram que 20% dos estudantes apenas concordaram que diferentes técnicas de aprendizagem auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para exercer a profissão, e 80% concordaram plenamente. Dentre as contribuições deste estudo, destaca-se o fomento à utilização da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, aliados à necessidade de aplicação de tecnologias de informação exigidas do profissional contábil pelo mercado de trabalho. Os achados corroboram as afirmativas da literatura, que instigam que o uso dessas ferramentas não se limita à sala de aula presencial, pois a necessidade de inovação e a crescente expansão tecnológica impõem ao profissional o constante desafio da percepção e adaptação ao uso desses instrumentos.

Palavras-chave: Ferramentas tecnológicas. Ensino a distância. Contabilidade gerencial. Percepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thom Christian Ribeiro Theodoro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista de Iniciação Cientí­fica.

Gustavo Salomão Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Controladoria e Contabilidade pelo Programa de ``Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

AHADIAT, N. Technologies used in accounting education: A Study of frequency of use among faculty. Journal of Education for Business, v. 83, n. 3, p. 123-134, 2008. Disponí­vel em: https://doi.org/10.3200/JOEB.83.3.123-134. Acesso em: 12 set. 2019.

ARRUDA, J.; SIQUEIRA, L.. Metodologias Ativas, Ensino Hí­brido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [s. l.], v. 3, n. 1, p. e314292–e314292, 2021.

ASONITOU, S. The Evolution of accounting education and the development of skills. In: Interdisciplinary workshop on intangibles, intellectual capital and extra-financial information, 11., Sept. 2015. Anais ... Athens University of Economics & Business, 2015. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net/publication/319464485_The_Evolution_of_Accounting_Education_And_the_Development_of_Skills. Acesso em: 10 jul. 2019.

BOLT-LEE, C.; FOSTER, S. The core competency framework: A new element in the continuing call for accounting education change in the United States. Accounting Education, v. 12, n1, p. 33-47, 2003. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net/publication/24067409_The_core_competency_framework_A_new_element_in_the_continuing_call_for_accounting_education_change_in_the_United_States. Acesso em: 29 ago. 2019.

BORISOVA, O. et al. Problem of using innovative teaching methods for distance learning students. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 11, n. 5, p. 1175-1184, 2016. Disponí­vel em: https://www.iejme.com/article/problem-of-using-innovative-teaching-methods-for-distance-learning-students. Acesso em: 05 set. 2019.

BRANDíO, J. Dejando volar la imaginación el uso de la historieta como estrategia de enseñanza en hotelerí­a. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 27, p. 233-255, 2018. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net/publication/324149892_Dejando_Volar_la_Imaginacion_el_uso_de_la_historieta_como_estrategia_de_ensenanza_en_hoteleria. Acesso em: 05 set. 2019.

Publicado

27-04-2022

Como Citar

Carraro, W. B. W. H., Theodoro, T. C. R., & Pinto, G. S. (2022). Percepções Quanto ao Uso de Ferramentas Tecnológicas na Aprendizagem de Contabilidade. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1611

Edição

Seção

Estudos de Caso