Do Direito à Educação à Necessidade de Tecnologias Assistivas para Estudantes com Deficiência: um Estudo de Caso Sobre a Univesp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1557

Resumo

O presente artigo buscou compreender aspectos relacionados à presença de ferramentas tecnológicas e recursos de acessibilidade que promovam a inclusão no ensino superior na modalidade a distância. Partimos de estudos normativos e de diretrizes legais para a compreensão da educação como um direito. Relacionamos tais aspectos com o Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022) da Univesp, analisando algumas das disciplinas dos seus cursos de graduação. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com o método de análise dedutivo para integrar os documentos selecionados com os dados mapeados. Concluímos que, embora a universidade seja regida pelas leis nacionais e exponha preocupações com a temática no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, ainda enfrenta dificuldades para tornar os seus conteúdos acessíveis.


Palavras-chave: Tecnologia assistiva. Acessibilidade. Ensino a distância. Estudante com deficiência.

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Biografia do Autor

Lucas de Almeida Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando e Mestre em Artes da Cena pela Unicamp. Pedagogo e Bacharel em Artes Cênicas, é especialista em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância pela Univesp.(2021)

Fabiana Pedroni, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Arte Educação pela Unesp, mestre em História Social pela USP, licenciada em Artes Visuais pela UFES, especialista em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância pela Univesp e podcaster em Não Pod Tocar.

Aline Michelle Dib, Universidade Estadual Paulista

Mestre na linha de Educação em Planejamento e Análise de Polí­ticas Públicas pela Unesp, Bacharel em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da UFU e especialista em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância pela Univesp.

Leticia Trevizolli de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em direito pela Unesp. Especialista em em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância pela Univesp. Bacharela em direito pela Faculdade de Direito de Franca.

Michele Carolina Silva, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Artes da Cena no PPGAC da Unicamp. Especialista em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância pela Univesp. Graduada em licenciatura Letras Português e Inglês pela Universidade Paulista (2014)

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Publicado

17-01-2022

Como Citar

Pinheiro, L. de A., Pedroni, F., Dib, A. M., Oliveira, L. T. de, & Silva, M. C. (2022). Do Direito à Educação à Necessidade de Tecnologias Assistivas para Estudantes com Deficiência: um Estudo de Caso Sobre a Univesp. EaD Em Foco, 12(1), e1557. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1557

Edição

Seção

Estudos de Caso