Análise sobre a Percepção de Saúde Física e Psicológica de Professores Brasileiros Durante as Aulas Remotas na Pandemia Covid-19.
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1546Resumo
O ano de 2020 trouxe inúmeras mudanças e desafios gerados em torno da Pandemia Covid-19. O presente estudo aborda questões de auto-percepção de professores brasileiros acerca de sua saúde psicológica e física durante o trabalho neste período de Pandemia. Após leituras e observações, foi aplicado um questionário, procurando entender quais as maiores necessidades/dificuldades/mudanças enfrentadas no atual momento, posteriormente foi desenvolvido como produto um site contendo vídeos com inúmeras temáticas referente a ergonomia, como: posicionamento correto frente a tela, exercícios físicos de alongamento. No que se refere a saúde mental, dentre outros recursos citamos vídeo com técnicas para evitar procrastinação. Para fins de análise de resultado do produto desenvolvido solicitamos aos educadores voluntários que avaliassem a relevância do site, conforme dados publicados ao longo do texto.
Palavras-chave: Saúde. Professores. Covid-19.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE ERGONOMIA. O que é Ergonomia. Disponível em: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia. Acesso em 04 de Nov. de 2020.
BEZERRA, A. C. V et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de Covid-19. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702411&tlng=pt, Acesso em 04 de Dez. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=603&pagina=1&data=19/03/2020&totalArquivos=1. Acesso em 06 de Dez. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 1 de março de 2020. Disponível em: Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872 , Acesso em 04 de Dez. de 2020.
BRASIL Ministério da Saúde. Projeto Olhar Brasil: triagem de acuidade visual: manual de orientação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1863-pse-manual-olharbrasil&Itemid=30192, Acesso em 24 de Nov. de 2020.
BRANDENBURG, C. et al. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–35, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3670. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3670 . Acesso em: 13 de Set. de 2021.
BRITO, S. B. P et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology)–Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. Acesso em: 13 de Set. de 2021.
FERREIRA, M. C. Ergonomia da Atividade Aplicada í Qualidade de Vida no Trabalho: Saúde e Promoção do Bem- Estar dos Trabalhadores em Questão. Disponível em: http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1361295898.52-arquivo.pdf. Acesso em 12 de Nov. de 2020.
FERREIRA, M. C. Ergonomia da Atividade Aplicada í Qualidade de Vida no Trabalho: lugar, importância e contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbso/v40n131/0303-7657-rbso-40-131-18.pdf, Acesso em 27 de Nov. de 2020.
FERREIRA, N. L. et al. Manual sobre ergonomia. Disponível em: http://www.dgrh.unicamp.br/documentos/manuais/man_dsso_ergonomia.pdf. Acesso em 21 de Nov. de 2020.
FREIRE, A. N. F; COSTA, P. H. F. S. Manual de orientação ao trabalhador em teletrabalho. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30521/1/ManualOrienta%c3%a7aoteletrabalho.pdf. Acesso em 14 de Dez. de 2020.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
GALVíO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879. Acesso em 21 de Nov. de 2020.
GOMES, E. M. O. et al. (2020). Manual de Ergonomia para uso de Dispositivos de tela em Home Office. Disponível em: content/uploads/2020/08/manual-de-ergonomia-para-uso-de-dispositivos-de-tela-em-home-office.pdf. Acesso em 14 de Nov.de 2020.
HOSSAIN, M. M.; SULTANA, A.; PUROHIT, N. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: A systematic umbrella review of the global evidence. PsyArXiv Preprints, 1–27. Disponível em: https://doi.org/10.31234/OSF.IO/DZ5V2. Acesso em 02 de Nov. 2020.
JUNIOR, R. P. Pesquisa: Home Office, local de trabalho, ergonomia e saúde mental. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/pesquisa_-_home_office_local_de_trabalho_ergonomia_e_saude_mental_-_atualizado_2_0_0.pdf Acesso em 15 de Nov. de 2020.
LOSEKANN, R.G.C; MOURíO, H.C. Desafios do teletrabalho na pandemia Covid-19: Quando o home vira office. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637/751375150139. Acesso em 02 de Dez. de 2020.
MAYER, L.; PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A. Desafios da educação em tempos de pandemia. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/8839-livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia. Acesso em 01 de Dez. de 2020.
MARTINS, R. X. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em 13 de Set. de 2020.
ONU - Nações Unidas - ONU News. Perspectiva Global Reportagens Humana. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706881. Acesso em 13 de Set. de 2020.
ORGANIZAÇíO MUNDIAL DO TRABALHO. Como a Covid19 afetará o mundo do trabalho? Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_740753/lang--pt/index.htm. Acesso em 15 de Nov. de 2020.
PARK, S. & PARK, Y. C. Mental health care measures in response to the 2019 novel coronavirus outbreak in Korea. Psychiatry Investigation. Disponível em: https://www.psychiatryinvestigation.org/journal/view.php?doi=10.30773/pi.2020.0058. Acesso em 02 de Dez. de 2020.
PINTO, C. C.; CASARIN, F. A. A relação entre ergonomia e qualidade de vida no trabalho: uma revisão bibliográfica. Disponível em: http://www.abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/view/411. Acesso em 21 de Nov. de 2020.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Pandemia Covid-19: A humanidade precisa de liderança e solidariedade para combater a Covid-19. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/coronavirus.html. Acesso em 14 de Dez. de 2020.
RAFALSKI J. C.; ANDRADE, A. L. Home-office: aspectos exploratórios do trabalho a partir de casa. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000200013. Acesso em 04 de Dez. de 2020.
SCUISATO, D. A. S. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2500-8.pdf. Acesso em 20 de Nov.de 2020.
SILVA, H. G. N.; SANTOS, L. E. S.; OLIVEIRA, A. K. S. Efeitos da pandemia do novo Coronavírus na saúde mental de indivíduos e coletividades. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/06/1097482/4-efeitos-da-pandemia-do-novo-coronavirus-na-saude-mental-de-i_fNxf8zd.pdf. Acesso em 02 de Dez. de 2020.
SILVA, R. da; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação e Linguagem, ano, v. 1, n. 1, p. 23-25, 2014. Disponível em: https://fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em 15 de Nov. de 2020
SECRETARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Coronavírus. Disponível em: http://coronavirus.saude.mg.gov.br/perguntaserespostas. Acesso em 18 de Nov. de 2020.
VEIGA N. H; et al. Teoria da adaptação e saúde do trabalhador em home office na pandemia de covid-19. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37636/23484. Acesso em 15 de Nov. de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.