O Plano de Aula para Educação On-line na Pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1460Resumo
. A Pandemia do SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, tem afetado os ordenamentos sociais, políticos e econômicos do país. O distanciamento social, necessário para conter o avanço do vírus, resultou no fechamento de instituições educacionais, e o ensino presencial foi transposto para ambientes virtuais de aprendizagem, onde passou a ser executado exclusivamente com mediação tecnológica. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar um plano de aula para educação on-line, no componente curricular Didática, utilizado como proposta orientadora para formação de professores (as), no Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Pública. De acordo com a atual conjuntura educacional no país, a ação de planejar a aula não pode ser uma mera transposição do presencial, é preciso conhecer o nível de inclusão digital dos discentes, características e potencialidades do ambiente virtual de aprendizagem escolhido. Além disso, ainda apresenta as concepções sobre ensino remoto, educação à distância, educação On-line, ensino híbrido. A abordagem metodológica é qualitativa, na qual utilizou-se a revisão de literatura e pesquisa-formação, propondo uma reflexão e ação na formação inicial de professores (as). Resultados, sugere-se a utilização do Moodle (Modular Object-oriented Dynamic Learning Environment) e suas interfaces de atividades, visto que é uma plataforma educacional livre, de código aberto, com possibilidade de uso em atividades síncrona e/ou assíncrona, e, apresentação de um quadro orientador para as etapas de construção do plano de aula, seleção dos conteúdos, objetivo geral e específicos, estratégias metodológicas, definição dos objetos de aprendizagem e a avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave: Covid-19. Educação on-line. Plano de aula. Moodle.
Downloads
Referências
ABUTAKKA, R. V.; SILVA, L. M.; ANJOS, A. M. dos. Ensino híbrido: organização e sistematização de conceitos com base em revisão sistemática da literatura. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 204-220, 2019. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/467. Acesso em: 10 abr. 2021.
ALVES, L. Educação remota: entre ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/9251. Acesso em: 19 mar. 2021.
AMIEL, T. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. De L. (org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: EDUFBA, 2012. v. 1, p. 17-34. Disponível em: https://www.aberta.org.br/livrorea/livro/livroREA-1edicao-mai2012.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.
BARREIRO-PINTO, I. A.; SILVA, M. Avaliar a aprendizagem na educação online: a transposição de procedimentos presenciais e a dinâmica específica da web. 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT16-4700--Int.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação: políticas e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 20
FARIAS, I. M. S. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília, DF: Líber Livros, 2011.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola: a universidade. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 1993.
HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MACEDO, R. S.; GUERRA, D. M. J. Reflexões sobre a exteriorização das experiências formativas via diários online em contextos multirreferenciais de pesquisa-formação. In: SANTOS,E.; CAPUTO, S. G. Diário de pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. 1ed. Rio de Janeiro: OMODE, 2018.
PESCE, L. M. Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores. Estudos em Avaliação Educacional, Rio de Janeiro, v. 23, n. 51, p. 190-212, 2012. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1956. Acesso em: 11 abr. 2021.
SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? Revista Docência e Cibercultura, Notícias, Rio de Janeiro, 22 jun. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 12 abr. 2021.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
SANTOS, E.; SILVA, M. Desenho didático interativo para educação online. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 49, p. 267-287, enero-abr., 2009. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie49a11.pdf. Acesso em: 08 abr. 2021.
SANTOS, T. J. C. P.; ALVES, M. P. Perspetivas de avaliação das aprendizagens, no ensino básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, La Coruña, SP, n. 10, p. 69-74, 28 nov. 2015. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2015.0.10.437/pdf_268. Acesso em: 07 abr. 2021.
VASCONCELOS, C. Reflexões sobre o planejamento e algumas de suas interfaces com o projeto político-pedagógico e a avaliação. In: D'ívila, C; MARIN, A. J; FRANCO, M. A. S; FERREIRA, L. G. Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30772. Acesso em: 12 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.