Uma Comunidade de Aprendizagem Online na Conscientização Contra as Fake News

Autores

  • Carlos Alberto Moreira dos Santos Programa de Pós-graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo
  • Alessandra Auxiliadora de Souza Conceição Universidade de São Paulo
  • Danilo Alvarenga Corrêa Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2862-3608
  • Iara Rosa Silva Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-3417-7678
  • Mariana Aranha de Souza Universidade de Taubaté / Universitário do Sul de Minas https://orcid.org/0000-0002-2229-0630
  • Marco Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-1934-2863
  • Luí­sa Miranda Nunes da Costa Ignacio Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1453

Resumo

Este artigo aborda o tema das Fake News nas redes sociais, a partir do Relato de Experiência de um projeto realizado com uma turma de 18 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio em uma Escola Estadual do Vale do Paraíba - SP. O projeto teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento do senso crítico-científico e da responsabilidade social diante de informações e notícias compartilhadas em redes sociais, utilizando como estratégia educacional a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Devido ao distanciamento social e a consequente suspensão das atividades escolares, foram utilizados como meios de comunicação com os alunos e como registro das atividades um grupo no aplicativo WhatsApp e a comunidade de aprendizagem online Cuboz. Inicialmente foi solicitado que os estudantes respondessem a um questionário online para análise da familiarização deles com o tema e, a partir desta estratégia, realizaram-se análises e debates de notícias falsas veiculadas em diferentes redes sociais. O processo metodológico perpassou pelas seguintes etapas: (i) criação dos perfis dos estudantes no Cuboz, criação da rede "Fato ou fake?", também no Cuboz e inclusão de todos os estudantes nela.; (ii) divisão dos estudantes em 6 grupos de trabalho; (iii) disponibilização de portfólios com notícias para análises, e modelos de verificação; (iv) produção de  folders informativos quanto ao tema; e (v) elaboração de vídeos para a conscientização contra as Fake News. Durante todo o processo de aplicação do projeto buscou-se desenvolver competências técnicas e transversais, tais como capacidade de investigação, o envolvimento e o comprometimento social com atitudes responsáveis de intervenção. Os resultados obtidos demonstraram que os adolescentes têm consciência de seu papel como cidadãos formadores de opiniões e que o uso da Rede Cuboz foi um fator positivo neste processo.

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Publicado

04-11-2021

Como Citar

dos Santos, C. A. M., Conceição, A. A. de S. ., Corrêa, D. A. ., Silva, I. R. ., Souza, M. A. de ., Pereira, M. A. C., & Ignacio, L. M. N. da C. (2021). Uma Comunidade de Aprendizagem Online na Conscientização Contra as Fake News. EaD Em Foco, 11(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1453

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