Interação e Aprendizagem com a Resolução de Problemas na Educação a Distância

Autores

Resumo

A interação entre educador e educando é cada vez mais buscada nos processos de ensino e aprendizagem e as metodologias ativas possibilitam este envolvimento. As características essenciais da Educação a Distância favorecem a adoção de metodologias que promovem a atitude ativa na aprendizagem. Neste trabalho, pretendeu-se a analisar o potencial da intervenção da aplicação da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em um curso na modalidade a distância, implementada a partir de contextos problemáticos do quotidiano dos cursistas e com o recurso das TDIC, sobre a ótica dos sujeitos envolvidos. Adotou-se uma pesquisa qualitativa e aplicada e, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a intervenção pedagógica, entrelaçadas a pesquisa de campo e a observação participante. Os resultados apontam que a metodologia ABRP favoreceu o engajamento, a interação e a aprendizagem dos alunos, bem como a condição do cursista em criar processos de construção de conhecimento, de modo reflexivo e colaborativo.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Educação a distância. Aprendizagem baseada na resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta de Sousa Almeida, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem da Uenf. Mestre em Administração. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Especialista em Estudos Avançados da Comunicação. Graduada em Direito e em Comunicação Social - Jornalismo. Advogada e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo.

Marize Lyra Silva Passos

Doutora em Engenharia de Produção e Doutora em Educação. Mestre e Especialista em Informática, Engenheira de Petróleo e Administradora de Empresas. Professora Titular e pesquisadora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professora permanente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Pesquisadora dos grupo de pesquisa Educação e Tecnologia, Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ANDERSON, T., DRON, J., MATTAR, J. (Trad.). Três gerações de Pedagogia de Educação da Distância. Revista EaD Em Foco, p. 119-134. 2012.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70. 2011.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. (Tradução Afonso Celso da Cunha Serra). 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, p. 104. 2016.

CALIMAN, G. A avaliação de programas socioeducativos. In: SIVERES, Luis (Org.). A avaliação na educação superior. Brasília: Universa, 2009, p. 121-154.

CAMAS, N. P. V.; BRITO, G. S. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educação, v.17, n. 52, p.311-336, 2016.

COLL, C.; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias de informação e comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas uso. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e educação. Porto Alegre: Artmed, 2010. Cap. 3. p. 66-93.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

GATTI, B. A.. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Estudos & Pesquisas Educacionais, Fundação Victor Civita, São Paulo, n. 1, p. 95-138, 2010.

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Almeida, R. de S. ., & Passos, M. L. S. (2021). Interação e Aprendizagem com a Resolução de Problemas na Educação a Distância. EaD Em Foco, 11(1). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1420

Edição

Seção

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)