Defesas On-line de Monografia de Licenciatura em Ciências Biológicas do EaD IBRAG/UERJ em Tempos de Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1389Resumo
O Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na modalidade de Ensino a Distância (EaD), possui na grade curricular atualmente as disciplinas de Projeto Final (currículo antigo) e Trabalho de Conclusão de Curso 2 (currículo novo). Como produto final dessas disciplinas, os alunos devem desenvolver uma monografia e apresentá-la através de uma defesa pública. Contudo, devido ao afastamento social imposto pela pandemia da COVID-19, as defesas públicas presenciais ainda não são recomendadas, pois geram aglomerações que facilitam a transmissão e contágio do vírus. O objetivo deste trabalho foi discutir as percepções dos discentes (concluintes) e docentes (orientadores) a respeito das defesas on-line, registrando as adaptações realizadas em ambas as disciplinas. Para isso utilizamos as informações obtidas durante as etapas da defesa e realizamos um levantamento de dados a partir de dois questionários elaborados pelo Google Forms, destinados aos orientadores e discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UERJ. Foram realizadas 20 defesas públicas on-line, utilizando Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), como webconferências e formulários eletrônicos. A plataforma mais utilizada nas defesas foi o Google Meet e a maioria dos entrevistados aprovou essa mudança. Por isso, sugere-se que os discentes e seus orientadores possam optar pela defesa presencial ou on-line após o fim da pandemia. A partir dessa nova experiência notamos a necessidade de um ambiente virtual padronizado e institucional para defesa pública, que permita o acesso aberto para qualquer público que deseje participar.
Downloads
Referências
ANGÉLICO, A. P.; BAUTH, M. F.; ANDRADE, A. K. Estudo experimental do falar em Público com e sem plateia em universitários. Psico-USF, Bragança Paulista, v.23, n. 2, p. 347-359, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-82712018230213. Acesso em: 20 nov. 2020.
APARECIDO, C. T. R.; ZAMBON, M. S. Democratização da educação e a expansão do ensino a distância no brasil: uma reflexão da meta 12 do plano nacional da educação 2014-2024. Teoria & Prática: revista de humanidades, ciências sociais e cultura,v.2, n.1, p. 1-13, 2020.Disponível em http://isca.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/24. Acesso em: 20mai., 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011. p.229.
BORGES, F. A. F. A EaD no Brasil e o Processo de Democratização do Acesso ao Ensino Superior: diálogos possíveis. EaD em Foco. v. 5, n. 3, p. 75-94, 2015. Disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/283/153. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. LDB. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 abr. 2021.
BRASIL. Decreto MEC n° 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 08 abr. 2021.
BRASIL, 2020a. Decreto nº47.006, de 27 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (covid-19), em decorrência da situação de emergência em saúde, e dá outras providências. 30 Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyNDk%2C. Acesso em: 24 ago. 2020.
BRASIL, 2020b. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 11 abr. 2021.
CAMILLO, C. M. Blended Learning: uma proposta para o ensino híbrido. Revista: EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, MS, v. 5, n. 7, p.64-74, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6660. Acesso em: 04 abr. 2021.
CAMPOS, M. L. G.; MAGUELA, V. Z.; HORTA, C.; SALVADOR, D. F. A. Webconferência como Ferramenta de Apoio í Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ – Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso. EaD em Foco. v. 5, n. 1, p. 201-211, 2015. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/303. Acesso em: 20 nov. 2020.
CECIERJ. 2020. Coronavírus: Informações sobre o Cederj durante a quarentena. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2020/03/30/coronavirus-informacoes-sobre-o-cederj-durante-a-quarentena/. Acesso em: 26 ago. 2020.
CRUZ, D. M.; BARCIA, R. MIRANDA. Educação a distância por videoconferência. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional: Rio de Janeiro: ABTE, v. 29, n. 150/151, p. 3-10, julho/dezembro, 2000.
DOTTA, S. et al. Curso: Uso da Webconferência em EaD. 2012.
MARINHO, A. C. F. et al. Fear of Public Speaking: Perception of College Students and Correlates Journal of Voice, v. 31, n.1, p. 1-5, 2016. Disponível em: https://www.jvoice.org/article/S0892-1997(15)00308-2/pdf#secst0010. Acesso em: 20 nov. 2020.
MARTINS, A. S. R.; QUINTANA, A. C.; QUINTANA, C. G. O uso da webconferência na disseminação e avaliação do conhecimento em ead: relato de experiência. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 12, n. 21, p. 181-193, 2020.
ROIG-VILA, R.; URREA-SOLANO, M.; MERMA-MOLINA, G. La comunicación em el aula universitária en el contexto del COVID-19 a partir de la video conferenciacon Google Meet. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 24, n.1, p. 197-220, 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5944/ried.24.1.27519. Acesso em: 11 abr. 2021.
ROSSE, C. G.; ARAGON, G. T.; DE OLIVEIRA, M. F. A. Webconferência: O que diz um grupo de alunos do Ensino Superior a distância. EaD em Foco, v. 10, e1038. 2020. doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.1038. Acesso em: 2 nov. 2020.
SALVADOR, D.; ROLANDO, L.; ALMEIDA, C.; MELLO, J. Mudança de Cultura no Uso de Tecnologias Educacionais: Estudo de Caso no Modelo Semipresencial do Cederj. EaD em Foco, vol. 5, n. 1, 2015. Disponível em: doi: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.313. Acesso em: 29 ago. 2020.
SANTOS, S. B.; ANDRADE, L. S.; NUNES, G. K. M. A produção do conhecimento no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (IBRAG/UERJ). In: MEMBIELA, P.; CASADO, N.; CEBREIROS, M. I. (org.). Novos escenarios na docência universitária. 1ed.:Educacion editora, p. 551-555, 2016.
UERJ. Deliberação nº 14/2020, de 30 de julho de 2020. Disponível em https://www.uerj.br/wp-content/uploads/2020/07/Deliberacao14.pdf. Acesso em: 20 mai. 2021.
UFSJ. Guia extraordinário para elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso de graduação em farmácia – UFSJ. Edital de 24 de Junho de 2020. 2020. 23p. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2 repositorio/File/cofar/TCC/2020/Guia_elaboracao_defesa_TCC_2020(1).pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
VALENTE, J. A. Blended Learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38645. Acesso em: 05 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.