A Mediação Pedagógica a Distância como Processo de Formação Docente: o Caso da UNIVESP
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1323Resumo
O trabalho objetiva analisar a formação docente para a educação a distância no ensino superior, com foco no programa "Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância" desenvolvido pela UNIVESP. A pesquisa, de caráter qualitativo, estrutura-se a partir da análise de conteúdo de 236 relatórios de facilitadores que atuavam nos cursos de Licenciatura ofertados pela instituição em 2020. Dos resultados desta investigação, o que se evidencia são algumas premissas fundamentais para o êxito de propostas nesse âmbito. Dentre as principais, destaca-se o incentivo à mediação pedagógica, convergindo interação e colaboração por pares em elementos formadores da ação educativa. A pesquisa aponta que a grande preocupação dos futuros docentes envolve os aspectos práticos da formação, considerando a organização pedagógica, a conduta adequada ao lidar com os estudantes, o preparo para atuar em disciplinas correlatas às áreas de formação, bem como a disponibilidade e participação na aprendizagem do alunado. Por fim, a pesquisa revela ser fundamental que o programa de formação docente para EaD promova o fortalecimento das conexões entre os agentes dos processos de ensino e aprendizagem, promovendo interações e possibilidades didáticas com o conteúdo, o modelo pedagógico e a tecnologia do ambiente virtual de aprendizagem.
Palavras-chave: Formação docente. Educação a distância. Mediação pedagógica.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 03 nov. 2020.
BROWN, T. Design Thinking uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Alta Books, 2017.
CARVALHO, P.F., SANA, F. & YAN, V.X. Self-regulated spacing in a massive open online course is related to better learning. npj Sci. Learn. 5, 2 (2020). Disponível em <https://doi.org/10.1038/s41539-020-0061-1>. Acesso em 03 nov. 2020.
FORTES, F. A. M., & NACARATO, A. M. (2020). Formação de Professores: Metassíntese da Produção Acadêmica sobre o Curso de Pedagogia EaD. EaD Em Foco, 10(2).
GARBIN, M.; DE OLIVEIRA, E.. Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 19, n. 60, p. 36-55, mar. 2019. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24106/23252>. Acesso em: 06 nov. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS02.
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 06 nov. 2020.
MOORE, M.G. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Agosto 2002. Disponível em <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/111>. Acesso em 06 jul. 2020.
OLIVEIRA, R. M. M. A. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 289-305, maio/ago. 2011. Disponível em < https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/download/307/275. Acesso em 06 nov.2020.
SOUZA, A. R. B. SARTORI, A. S. ROESLER, J. Mediação Pedagógica na Educação a Distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v.8, n.24, p. 327-339, maio/ago.2008. Disponível em < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116834002>. Acesso em 08 set.2020.
TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
TARDIF, M. RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade. Ano XXI, nº 73, dez/2000. p. 209-244. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf>. Acesso em 08 set. 2020.
UNIVESP. Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Modelo Pedagógico da Univesp. Disponível em <https://univesp.br/> acesso em 17 jul 2020.
USP. Universidade de São Paulo. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. Diretrizes, de 9 de dezembro de 2010. São Paulo, 2010. Disponível em < http://www.prpg.usp.br/attachments/article/631/Diretrizes_PAE.pdf> acesso em 16 jun 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.