A Mediação Pedagógica a Distância como Processo de Formação Docente: o Caso da UNIVESP
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1323Resumo
O trabalho objetiva analisar a formação docente para a educação a distância no ensino superior, com foco no programa "Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância" desenvolvido pela UNIVESP. A pesquisa, de caráter qualitativo, estrutura-se a partir da análise de conteúdo de 236 relatórios de facilitadores que atuavam nos cursos de Licenciatura ofertados pela instituição em 2020. Dos resultados desta investigação, o que se evidencia são algumas premissas fundamentais para o êxito de propostas nesse âmbito. Dentre as principais, destaca-se o incentivo à mediação pedagógica, convergindo interação e colaboração por pares em elementos formadores da ação educativa. A pesquisa aponta que a grande preocupação dos futuros docentes envolve os aspectos práticos da formação, considerando a organização pedagógica, a conduta adequada ao lidar com os estudantes, o preparo para atuar em disciplinas correlatas às áreas de formação, bem como a disponibilidade e participação na aprendizagem do alunado. Por fim, a pesquisa revela ser fundamental que o programa de formação docente para EaD promova o fortalecimento das conexões entre os agentes dos processos de ensino e aprendizagem, promovendo interações e possibilidades didáticas com o conteúdo, o modelo pedagógico e a tecnologia do ambiente virtual de aprendizagem.
Palavras-chave: Formação docente. Educação a distância. Mediação pedagógica.
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