Educação em Tempos de Pandemia: Limites e Potencialidades Segundo a Percepção dos Estudantes de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro
Resumo
Este artigo teve como objetivo relatar a experiência de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual que aderiu ao uso da plataforma de ensino Google Classroom, possibilitando identificar as contribuições e limitações de sua utilização. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário contendo três perguntas, a partir das quais se pôde analisar o uso da plataforma e as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos. Percebe-se que o acesso à internet se configurou como um dos principais fatores limitantes para a utilização da plataforma como um ambiente de aprendizagem. Por outro lado, os recursos disponíveis na plataforma proporcionam uma interação entre os professores e os alunos que, segundo os discentes, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino remoto. Plataforma on-line. Aprendizagem.
Downloads
Referências
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.
ARAÚJO, M. M. S. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação. Vol. 12, 36, 2007, p. 515-529.
ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020.
BACKES, M. T. S. et al. Novo coronavírus: o que a enfermagem tem a aprender e ensinar em tempos de pandemia?. Revista Brasileira de Enfermagem. Edição suplementar, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/reben/v73s2/pt_0034-7167-reben-73-s2-e20200259.pdf> Acesso em: 23 mar. 2021.
BANNELL, R. et al. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes/PUC-Rio, 2016.
BIJORA, H. Google Forms: o que é e como usar o app de formulários online. TechTudo, 2018. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/07/google-forms-o-que-e-e-como-usar-o-app-de-formularios-online.ghtml>. Acesso em: 11 abr. 2021.
BRASIL. Decreto n° 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm>. Acesso em: 23 mar 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC orienta instituições sobre ensino durante pandemia. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/06/mec-orienta-instituicoes-sobre-ensino-durante-pandemia#:~:text=Para%20repor%20as%20aulas%20ao,reprograma%C3%A7%C3%A3o%20de%20per%C3%ADodos%20de%20f%C3%A9rias.l>. Acesso em: 23 mar. 2021.
CARVALHO, A. A. A. Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, p. 25-40, 2007. Disponível em: <http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/59/74 >. Acesso em: 11 ago. 2020.
DESSEN, M. A.; POLÔNIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências sociais, 8ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2004.
GRAGNANI, J. Coronavírus: Alunos da rede pública planejam reprovar de propósito para "˜aprender de verdade"™ em 2021. BBC News Brasil, 10 ago. 2020.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53655833>. Acesso em: 13 ago. 2020.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, v. 9, n. 5, 2001.
TATAGIBA, J. S. Jogos digitais educativos e o ensino da matemática: diferentes olhares e experiências. 2017. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
TILLMAN, M. O que são Google Meet e Chat e como funcionam?. Pocket-lint, 2020. Disponível em: <https://www.pocket-lint.com/pt-br/aplicativos/noticias/google/140512-o-que-sao-os-hangouts-e-os-bate-papos-nos-hangouts-como-eles-funcionam-e-quando-voce-pode-usa-los>. Acesso em: 11 abr. 2021.
VIANNA, J. Educação í distância, inclusão e mobilidade social. In: Interscienceplace, Ano 2 - nº 05, fev 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.