O Ensino Remoto Emergencial na Perspectiva da Metacognição: Análise da Percepção de Alunos de um Curso Técnico em Enfermagem
Resumo
As discussões em relação à Educação a Distância entraram fortemente em cena com a pandemia da COVID-19, assim como, a dificuldade de conceituar um novo modelo de educação. Com a urgência imposta pela situação, o ensino adaptado para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), trouxe à tona uma série de questões legais, técnicas e sociais, além de evidenciar a necessidade de reflexão para a educação no pós-pandemia. Esse trabalho apresenta um estudo qualitativo, obtido a partir de pesquisa online, com alunos do curso técnico em enfermagem de uma escola técnica da rede FAETEC, durante o ensino remoto emergencial, tendo como objetivo analisar os impactos sob a perspectiva metacognitiva, identificar desafios e apontar caminhos para o ensinar e aprender no pós-pandemia. Os resultados indicaram que, à luz da metacognição, se observou uma discrepância nos processos cognitivos dos alunos, comprometendo sua aprendizagem, habilidades como autonomia e autorregulação, e que o aprendiz do futuro demanda uma educação centrada no aluno, na colaboração e na reflexão da própria aprendizagem.
Palavras-chave: EaD. Ensino remoto emergencial. Trilhas de aprendizagem. Metacognição. Educação online.
Downloads
Referências
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracajú, v. 83, p. 348-365, maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/339CicL. Acesso em: 29 jul. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017: Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3jpZOXq. Acesso em: 10 jul. 2020.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://bit.ly/37AO5Da. Acesso em: 10 mar. 2020.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3ksoQqu. Acesso em: 15 jul. 2020.
EFKLIDES, A. Metacognition: Defining its facets and levels of functioning in relation to self-regulation and co-regulation. European Psychologist, 13(4), p. 277-287, 01 Jan. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3jWwnhd. Acesso em: 29 jul. 2020.
ERTMER, P. A.; NEWBY, T. J. The expert learner: Strategic, self-regulated, and reflective. Instructional Science, 24(1), 1–24, 1996.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, 34, pp. 906-911, 1979.
FLAVELL, J. H; MILLER, H. P.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. Trad. Claudia Dornelles, Porto Alegre: Artmed, 1999.
FREITAS, I. A. de. Trilhas de Desenvolvimento Profissional: Da teoria í prática. ENANPAD 2002, Salvador, BA, set. 2002. Disponível em: https://bit.ly/316qPZ1. Acesso em: 10 jul. 2020.
GIL, R. L. Tipos de Pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS. 2009. Disponível em: < https://bit.ly/2TLNabj>. Acesso em: 15 mar. 2021.
HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. March 27, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3fgvpZM. Acesso em: 10 jul. 2020.
MEDEIROS, R. C. R; CARVALHO, M. J. C. de. Educação básica em tempos de pandemia. Revista Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 133-144, 01 jan. 2020. Disponível em: https://bit.ly/33aWYRN. Acesso em: 29 jul. 2020.
MINAYO, M. C. de S. (org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MORAN, J. O que é educação a distância. 2013. Disponível em: https://bit.ly/34pdTQN. Acesso em: 20 jul. 2020.
PEIXOTO, M. A. P.; BRANDíO, M. A. G.; SANTOS, G. Metacognição e tecnologia educacional simbólica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, n. 1, p. 67-80, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3ghwUrP. Acesso em: 10 jul. 2020.
SABATINII, R. E. M. Ambiente de ensino e aprendizagem via internet: a plataforma Moodle. Instituto EduMed, 2007. Disponível em: https://bit.ly/31DvC5b. Acesso em: 10 jul. 2020.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, p. 5658-5671, 2009. Disponível em: https://bit.ly/34mdtKP. Acesso em: 10 jul. 2020.
SEEHUSEN, S.; LECON, C.; KABEN, C. Specification of learning trails in virtual courses.In:30Th Annual Frontiers in Education Conference. Building on Century of Progress in Engineering Education, FIE 2000, v. 2, p. 11-11, Jan. 2000.
STEDILE, N. L. R., FRIENDLANDER, M. A. R. Metacognição e ensino de enfermagem: uma combinação possível? Rev. Latino Americana de Enfermagem de Enfermagem, vol.11, n.6, p.792-799, 2003.
TAFNER, E. P.; TOMELIN, J. F.; MÜLLER, R. B. Trilhas de aprendizagem: uma nova concepção nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA. In: Congresso Abed, São Luís: MA, p. 1-11, set. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2TmlU2I. Acesso em: 10 jul. 2020..
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.