Libras em Pílulas: Incitando o Interesse Escolar dos Alunos Surdos e Ouvintes em Tempos de Pandemia
Resumo
O presente trabalho de abordagem qualitativa e etnográfica apresenta um relato de experiências das adaptações feitas para ensinar alunos surdos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola estadual no estado de Minas Gerais durante o período de isolamento social instituído pela pandemia causada pelo Corona vírus. Discute ainda, o ensino de Libras e o processo de alfabetização bilingue na perspectiva da educação a distância a partir do uso das tecnologias da informação e comunicação. Apoia-se nos depoimentos de seus participantes e nas reflexões dos autores acerca das dificuldades e contribuições da educação a distância no processo de ensino de alunos surdos na educação básica, como corpus de análise e contextualização. Como resultado observa-se que as adaptações didáticas, a aproximação com os alunos e suas famílias e o uso das tecnologias da informação e comunicação, constituem recursos fundamentais para o estímulo contínuo do processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos e de seus colegas ouvintes.
Palavras-chave: Libras. Surdo. Pandemia. Educação a distância.
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