Construindo Conhecimento por meio de Jogos Digitais com Narrativas Interativas: Engajamento na Cultura Participativa em Aulas Remotas
Resumo
As aulas remotas esbarram em dificuldades como o despreparo docente para ensinar por meio de tecnologias, e a exclusão digital, que não se limita somente a questões de acesso. Ao mesmo tempo, a pandemia do covid-19 se apresenta como uma boa oportunidade para incluir estudantes e professores no contexto de cultura digital e participativa, e desenvolver habilidades cruciais para a contemporaneidade. A gamificação e a ludificação das aulas podem ser estratégias propícias para as aulas remotas e para a construção de conhecimento significativa, que envolva os alunos com a solução de problemas de forma coletiva. O estudo se baseia em um percurso didático de um interactive story game, ou então ficções interativas, e integra uma pesquisa maior que busca investigar como se dá o uso da tecnologia e das mídias digitais na escola. Para elaborar a proposta, considerou-se concepções de aprendizagem de José Moran e os estudos de Don Tapscott sobre o comportamento de novas gerações. A proposta ainda agrega princípios do currículo de alfabetização midiática e informacional (AMI), da Unesco. A proposta foi apresentada em cursos de formação para cerca de 100 professores da Educação Básica e do Ensino Superior de Sergipe, que demonstraram interesse em aplicar em suas turmas e disciplinas; no entanto, constatou-se que parte dos professores ainda tem dificuldade de entender o jogo digital além de um recurso somente, o que reforça estudos da área que demonstram como ainda é presente a abordagem instrumental da tecnologia e das mídias apenas como ferramenta de ensino para transmissão de conteúdo.
Palavras-chave: Aulas remotas. Cultura participativa. Cultura digital. Gamificação.
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