Museus de Ciência Espaços de Formação para Licenciandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1142

Resumo

O presente artigo apresenta estudo inédito desenvolvido junto aos mediadores do Museu Ciência e Vida oriundos dos cursos de licenciatura oferecidos a distância, na modalidade semipresencial, âmbito do Consório Cederj. O estudo foi desenvolvido na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Dentre os principais achados da pesquisa, destaca-se que a motivação que levou o estudante a se tornar mediador era a busca por conhecimento e o interesse por divulgação científica. A maioria dos mediadores não teve outra vivência em espaço não formal de educação além daquela do Museu Ciência e Vida. Dentre as barreiras encontradas para o exercício da mediação, a dificuldade de falar em público é a que mais se sobressai. A experiência da mediação conferiu aos estudantes habilidades, quais sejam, desenvoltura para comunicação pessoal e aquisição de conhecimentos de outras áreas, em virtude do caráter interdisciplinar das atividades desenvolvidas no museu, destacadas na fala dos respondentes.

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Biografia do Autor

Monica Dahmouche, Fundação Cecierj/Museu Ciência e Vida

Possui graduação, mestrado e doutorado em Fí­sica pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado no BNM-SYRTE (Paris), com ênfase em Fí­sica Atômica. Foi professora substituta no IF-Ufscar, Atualmente é docente da Fundação Cecierj - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Tem experiência na área de Fí­sica Atômica, e desde 2006 vem atuando em Divulgação e Popularização da Ciência, com ênfase em feiras de ciências, museus e centros de ciência e relações de gênero na ciência. Em 2007 implantou a Caravana da Ciência que coordenou até 2008. É diretora do Museu Ciência e Vida, tendo coordenado seu processo de implantação. Fez estágio Sejour Culture promovido pelo Ministério da Cultura francês. Como pesquisadora suas linhas de interesse são o papel dos museus e centros de ciência na educação não formal, as feiras de ciências na formação dos estudantes e na divulgação cientí­fica, a divulgação cientí­fica para sensibilização do público para ciência, as relações de gênero no universo das ciências exatas na perspectiva da divulgação cientí­fica. Integra o grupo de pesquisa OMCC&T - Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia. É docente no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde e no mestrado acadêmico oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz, Divulgação da Ciência, da Tecnologia e Saúde. 

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Publicado

05-10-2020

Como Citar

Pinto, S. P., & Dahmouche, M. (2020). Museus de Ciência Espaços de Formação para Licenciandos. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1142

Edição

Seção

Artigos Originais