Análise do Perfil dos Alunos Ingressantes de um Curso de Licenciatura em Química Semipresencial de um Polo do Sistema UAB: Um Guia Acerca das Publicações sobre o Tema em Questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1141

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise do perfil dos estudantes ingressantes de um curso de Licenciatura em Química semipresencial do Sistema UAB. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em portais de busca de artigo (Scielo, Google Acadêmico e Portal Capes) acerca de trabalhos publicados sobre licenciatura em química EAD e/ou semipresenciais em uma primeira etapa. A quantidade de resultados retornados foi muito ampla, porém genérica, já que a maioria dos trabalhos travava de ensino de química presencial ou metodologias para ensino de química. Por isso, procedeu-se a uma busca sobre ensino de Química EaD e/ou semipresencial nos Anais de dois Congressos Nacionais na área de química. Após essa pesquisa extensa, pode-se concluir que poucos trabalhos têm sido publicados nos dois Congressos analisados. Na segunda etapa foi aplicado um questionário aos alunos ingressantes deste curso. Foram feitas perguntas de cunho econômico, social e opinativo. A partir das respostas dos alunos, foram elaborados gráficos interpretativos, desenvolvendo uma discussão crítica acerca do perfil e da visão dos discentes em e relação as possibilidades, vantagens e desvantagens da modalidade de ensino.

Palavras-chave: Análise do perfil dos estudantes. Licenciatura em Química semipresencial. Análise das publicações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica de Melo Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sou tutora Presencial do Consórcio CEDERJ e aluna de Doutorado da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuo na área de educação no cursos de Licenciatura em Química e Biologia do Consórcio e desenvolvo pesquisas na área de análise térmica.

Referências

ALMEIDA,W.S.B.; LEÃO, M.F.; OLIVEIRA, E.C.; DEL PINO, J.C. Oferta de Cursos de Licenciatura em Química no Brasil e Breve Histórico desses Cursos em Mato Grosso. EaD em Foco, v.7, n.3, p.66-76, 2017.

Associação Brasileira de Educação a Distância-ABED. Censo EaD BR: Relatório Analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2018. Curitiba: InterSaberes, 2019. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf

ASSUMPÇÃO, G de S.; HAMADA, P.C.; CASTRO, A de C. Análise do perfil dos alunos do primeiro curso de EaD em Engenharia de Produção em Instituição de Ensino Superior Pública. Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. v.18, n.2, p.404-423, 2018.

AZEVEDO, É.M. A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA MODALIDADE EAD. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/333. Acesso em: 14 maio 2020.

BALTAR, P.C.; SILVA, S.S. Um olhar acerca da evasão na educação a distância. Revista Uniabeu, v.10, n. 4, p.61-67, 2017.

BERNARDES, P.O.; SILVEIRA, H.E.; CARVALHO, C.V.M.; SANTOS, V.F. Grupo focal virtual: uma estratégia na educação básica para o ensino de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 57., 2017, Gramado. Resumos...Gramado: Associação Brasileira de Química, 2017.p-1-1.

BIELSCHOWSKY, C. Consórcio CEDERJ: A História da Construção do Projeto. EaD em Foco, v.7, n.2, p. 8-2, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório CNE /CEB de Maio de 2007. Relatório produzido para estudar medidas que visem a superar o déficit docente no Ensino Médio-Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais. Portal Ministério da Educação (MEC).

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório CNE /CEB de Maio de 2003. Escassez de professores no ensino médio: soluções emergenciais e estruturais. Portal Ministério da Educação (MEC).

COLPANI, R. Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa. EaD em Foco, v.8, n.1, p.1-13, 2018.

FARIA, M.F.B.; FRANCO, A.L. Causas da evasão em curso de graduação a distância em administração em uma universidade pública federal. Revista Teoria e Prática da Educação, v.14, n.3, p.43-56, 2011.

FERREIRA, V. S.; ELIA, M. F. Uma modelagem conceitual para apoiar a identificação das causas da evasão escolar em EaD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2., 2013, Campinas. Resumos...Campinas: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p.399-408.

GONÇALVES, C.C.S.A.; GONÇALVES, A.O. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O TUTOR EM FOCO. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 10., 2011, Curitiba. Resumos... Curitiba: PUCPR, 2011, p.1-1.

KAFER, G.A.; DEPONTI, M.A.M.; KONFLANZ, T.L.; MARQUES, I.L.; NUNES, J.F. Ensino híbrido: possibilidades para ensino interdisciplinar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 57., 2017, Gramado. Resumos... Gramado: Associação Brasileira de Química, 2017.p-1-1.

LIMA, J.B.; SCHREIBER, G.R.; COSTA, H.R.; MARQUES, P.R.B.O.; MARQUES, C.V.V.C.O. SOUSA, J.K.C.; VIEGAS, H.D.C.; MENEZES, L.C.; LIMA, Y.M.M. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino de eletrólise. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 57., 2017, Gramado. Resumos... Gramado: Associação Brasileira de Química, 2017.p-1-1.

LIMA, J.B.; SCHREIBER, G.R.; COSTA, H.R.; MARQUES, P.R.B.O.; MARQUES, C.V.V.C.O. SOUSA, J.K.C.; VIEGAS, H.D.C.; MENEZES, L.C.; LIMA, Y.M.M. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino de cinética química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 56., 2016, Belém. Resumos... Belém: Associação Brasileira de Química, 2016.p-1-1.

LIMA, J.B.; SCHREIBER, L.V.; COSTA, H.R.; MARQUES, P.R.B.O.; MARQUES, C.V.V.O.; SOUSA, J.K.C. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino de soluções. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 58., 2018, São Luís. Resumos... São Luís: Associação Brasileira de Química, 2018.p-1-1.

LIMA, J.B.; SCHREIBER, L.V; COSTA, H.R.; MARQUES, P.R.B.O.; MARQUES, C.V.V.C.O.; SOUSA, J.K.C. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para a identificação dos átomos de carbono e classificação da cadeia carbônica em compostos orgânicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 58., 2018, São Luís. Resumos...São Luís: Associação Brasileira de Química, 2018.p-1-1.

MARQUES, G.N.; PEREIRA, S.N.; COSTA, A.C. O uso de laboratórios virtuais no ensino de química como recurso facilitador na aprendizagem de alunos do ensino médio da rede pública de ensino em são luís – MA. IN: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 55., 2015, Goiânia. Resumos...Goiânia: Associação Brasileira de Química, 2015.p-1-1.DO MASSENA, E.P. História do currículo da licenciatura em química da UFRJ: tensões, contradições e desafios dos formadores de professores (1993-2005). 2010. 367 f. Tese (Doutorado em Educação) – UFRJ/Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2010.

MESQUITA, A. da S.; SOARES, M.H.F.B. Intencionalidades Reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em Química. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.1, p.3-25, 2011.

MESQUITA, N.A da S.; SOARES, M.H.F.B. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova na escola, v.1, n.34, p.32-37, 2011.

PINTO, B.C.; PEREIRA, T. DA S.; SANTOS, K.R.; AMARAL, L.J; COUTINHO, L.S. A utilização do ambiente virtual no ensino de química: um estudo de caso na escola campo do programa residência pedagógica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 59., 2019, João Pessoa. Resumos...João Pessoa: Associação Brasileira de Química, 2019.p-1-1.

RUELA, B.A.; FAUSTINO, G.A.A.; SILVA, A.K.; LIMA, T.S; MOREIRA, M.B.; LIAO, L.M.; BENITE, C.R.M. ESTUDOS DA APLICAÇÃO DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 59., 2019, João Pessoa. Resumos...João Pessoa: Associação Brasileira de Química, 2019. p-1-1.

SANTOS, G.A.; MÓL, G.S.; PHILIPPSEN, E.A.; TEIXEIRA, A.H.; PEIXOTO, L.R.T. A formação de professores de Química a distância - estudo preliminar. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 34., 2011, Florianópolis. Resumos...Florianópolis: Sociedade Brasileia de Química, 2011. p.1-1.

SENTER, L.; RAYMUNDO, G.M.C. Desafios na implantação de Cursos a Distância. EAD em Foco, v.8, n.1, p.1-14, 2018.

SILVA, A.L.; PEREIRA, S.A.; MUNCHEN, S.; GENEROSO, M. Objetos digitais de aprendizagem utilizados pelos professores do estado do Mato Grosso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 56., 2016, Belém. Resumos... Belém: Associação Brasileira de Química, 2016.p-1-1.DO

SILVA, C.R.F.; SANTOS, A.L.S.;REIPERT, É.C.D.; SILVA, G.N. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Química: investigação preliminar sobre a formação dos licenciandos em Química em EaD. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 39., 2016, Goiânia. Resumos... Goiânia: Sociedade Brasileira de Química, 2016.p.1-1.

SILVA, L. A.; SANTOS, P.A.; MUNCHEN, S.; GENEROSO, M. Objetos digitais de aprendizagem utilizados pelos professores do estado do Mato Grosso do Sul. 55., 2015, Goiânia. Resumos... Goiânia: Associação Brasileira de Química, 2015.p-1-1.

SOUZA, M.M.S.; SILVA, A.M. O uso das redes sociais, facebook e whatsapp, como ambientes virtuais de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 56., 2016, Belém. Resumos... Belém: Associação Brasileira de Química, 2016.p-1-1.

SOUZA, N. dos S.; CABRAL, P.F. de O.; QUEIROZ, S.L. Natureza e qualidade conceitual de argumentos em um ambiente virtual de aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 39., 2016, Goiânia. Resumos...Goiânia: Sociedade Brasileira de Química, 2016.p.1-1.

VELOSO, T.C.; ALMEIDA, E.P. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário Cuiabá. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, n.13, p.133-148, 2002.

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Azevedo, Érica de M. (2020). Análise do Perfil dos Alunos Ingressantes de um Curso de Licenciatura em Química Semipresencial de um Polo do Sistema UAB: Um Guia Acerca das Publicações sobre o Tema em Questão. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1141

Edição

Seção

Artigos Originais