O Ensino a Distância em Tempos de Pandemia e suas Adequações, Interações, Afetividades e Resultados
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1085Resumo
A última geração de Educação a Distância é a uma modalidade de ensino que pode combinar abordagens síncronas e/ou assíncronas e tem por objetivo democratizar o acesso à educação, podendo adotar as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação por meio de plataformas virtuais interativas como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, requer ainda a adoção de práticas de cibercultura (LEVY, 1999), resultante das relações entre pessoas e as tecnologias digitais em rede, como catalisadora motivacional da interação. O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência de uma oferta de disciplina nesta modalidade, com as adequações realizadas no cenário de pandemia de COVID-19, a alunos de um curso de mestrado matriculados na Universidade Save, residentes em Massinga-Moçambique, enquanto o professor ministrante, da Universidade Federal do Amazonas, residia na cidade de Manaus-Brasil. Ambas as cidades em graus diferentes de isolamento social. Manaus, em Maio/2020, estava sob o colapso do sistema funerário e de saúde pública, com restrições severas à mobilidade urbana e Massinga, em nível 3 de alerta da Organização Mundial de Saúde, permitindo, no máximo, encontros presenciais de até quatro pessoas. Com todas essas limitações, os encontros presenciais não poderiam ocorrer. Após dificuldades de sinal de internet, a interação em tempo real mostrou-se promissora apenas através do aplicativo WhatsApp. A partir daí foi notória a solidariedade, o comprometimento, o companheirismo e o envolvimento entre os alunos e o professor. Nesse espaço coletivo a afetividade e a cooperação fluíram.
Palavras-chave: Práticas de cibercultura. Docente online. Interação em tempo real.
Downloads
Referências
BERGMANN, J.; SAMS, A. Flipped Learning:Gateway to Student Engagement. ISTE, EUA, 2014.
FVS-AM. [Fundação de Vigilância em Saúde – Amazonas]. [2020]. Disponível em: http://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/60/2. Acesso em: 16/06/2020.
GILL, S. [Moodle.com]. [2020]. Disponível em: https://moodle.com/news/moodle-lanza-un-programa-global-de-certified-premium-partners/. Acesso em: 21/06/2020.
PORTAL G1 AMAZONAS. [2020]. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/04/23/amazonas-atinge-96percent-de-ocupacao-em-leitos-de-uti-da-rede-publica-de-saude-diz-susam.ghtml. Acesso em: 04/06/2020.
MARTINS, V; BAPTISTA, A. A afetividade na Educação Online: percursos e possibilidades. EaD em FOCO, v.8, n. 1:e 639, 2018. doi:http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.639.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MELO, M. F. Os Desafios da Análise Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância. EaD em Foco, 9(1):e734, 2019. doi:https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.734
MONTEIRO, A. F. et al. A afetividade na relação tutor-aluno: o ensinar e o aprender na educação online. In Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Florianópolis, SC, 2014. Disponível em: http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128134.pdf
OLIVEIRA, Elsa. Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus, 2003.
ORGANIZAÇíO PAN-AMERICANA DE SAÚDE [OPAS]. [2020]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 16/06/2020.
PIMENTEL, M. Princípios do Desenho Didático da Educação Online. Redoc. Rio de Janeiro v.2 n.3 p. 33, 2019.
RODRIGUES, J. V. F. C. (2016). Formação inicial de professores no uso das TICs para o ensino de biologia da Universidade Federal do Amazonas. Revista Amazônica de Ensino de Ciências: ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.176-187 | jul-dez | 2016.
SANTOS, E. O.; CARVALHO, F. S. P.; PIMENTEL, M. Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD - Educação Temática Digital, 18, n. 1, 23-42, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/index.
SEMULSP. [Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos]. [2020]. Disponível em: http://semulsp.manaus.am.gov.br/#. Acesso em: 15/05/2020.
SILVA, K. V.; PEIXOTO, J.; PACHECO, A. S. V. Qualidade e Educação a Distância: a Percepção dos Diplomados do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. EaD em foco. 7 (3), 52–65, 2017.
VíCTORA, C. G., KNAUTH, D. R. ; HASSEN, M. (2000). Metodologias qualitativa e quantitativa. In Pesquisa Qualitativa em Saúde: uma introdução ao tema (33-44). Porto Alegre: Tomo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.