Sistemas de Controle e Alinhamento Estratégico de Simons na Visão de Professores-tutores do Ensino a Distância (IES)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1031Resumo
A adoção das TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação no contexto educacional vem ocasionado uma grande transformação no mercado do Ensino Superior, principalmente por meio do Ensino a Distância, e um dos principais personagens nesse contexto são os professores-tutores. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho foi analisar a percepção dos professores-tutores do Ensino a Distância (EaD) sobre os Sistemas de Controle e Alinhamento Estratégico praticados nas instituições onde lecionam. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi adotada a escala elaborada por Damke, Silva e Walter (2011) para o levantamento dos dados referentes aos indicadores das alavancas de controle estratégico, originalmente desenvolvida por Simons. Foram aplicados survey para professores-tutores de 3 instituições de Ensino Superior de Curitiba, obtendo 62% de retorno. Dentre os principais resultados obtidos destaca-se a existência do meta-equilíbrio em termos de implementação das alavancas de controle defendidas por Simons.
Palavras-chave: Alavancas de controle estratégico. Alinhamento estratégico. Ensino a distância
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