Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1027

Resumo

O objetivo do estudo foi traçar o perfil de docentes e suas percepções sobre educação a distância (EAD) nos cursos técnicos em pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Foi utilizado um questionário semiestruturado on line, com perguntas sobre a caracterização docente e os aspectos relacionados a EDA. Observamos entre os docentes a predominância de homens, na faixa etária variando entre 31 a 40 anos, bacharéis, licenciados e tecnólogos com mais 10 anos de formados e 50% de doutores. Identificamos que os mesmos estão de 3 a 5 anos na docência e a maioria desenvolve atividades de ensino, no curso técnico em aquicultura. Vale destacar, que os mesmos priorizam o uso de metodologias teóricas, práticas, explicativa, dialogada e utilizam ferramentas tecnológicas nas aulas. Além disso, ministram as disciplinas que dominam e estão satisfeitos no exercício do seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no andamento escolar e a possiblidade de atuarem no ensino EAD, os mesmos afirmaram que o semestre letivo ficou comprometido e não estão preparados para atuarem nessa modalidade. Além disso, destacaram que a ausência de acesso à internet e a computadores, nas casas dos educandos, comprometem a possibilidade de educação on line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades AcadeÌ‚micas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta na EAD. Em conclusão, as capacitações de docentes e estudantes em EAD; bem como a verificação de ferramentas disponíveis para os educandos em sua localidade; e a necessidade de implantação de políticas públicas que garantam acesso à internet e computadores, são primordiais para minimizar os impactos causados pelas pandemia (COVID-19), sobre andamento do ensino, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde do que diz respeito ao distanciamento social.

Keywords: Coronavirus. Distance education. Aquatic organisms.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Nilo Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Breves. Graduado em Aquicultura pelo IFPA. Especialista em Docência para Educação Profissional, Cientí­fica e Tecnológica pelo IFPA. Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutorado em Ciência Animal (Ecologia Aquática e Aquicultura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em projetos de ensino, pesquisa e extensão para aquicultura.

Osnan Lennon Lameira Silva, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Castanhal

Luã Caldas de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Breves. Graduado em Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Docência para Educação Profissional, Cientí­fica e Tecnológica pelo IFPA. Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em gestão de projetos e captação de recursos por editais de fomento.

Referências

ABREU, E. T.; NOVAES, M. A.; ZARRO, M. I. M., 2020. Desafios na Formação de Professores para atuação na EAD. Revista Paidéi@. Unimes Virtual, 12(21): 1-24, 2020.

AKTER, S.; ALI, M. R.; MONDOL, M. M. R. Management practices in the beel aquaculture system at rajshahi, northwest Bangladesh. Journal of Bio-Science, 28: 43-50, 2020.

ALMEIDA, H.; SULLIVAN, A. Aplicação e Desempenho do Ensino a Distância através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí­ nos Polos UAB. Revista EaD & tecnologias digitais na educação, 5, (4): 25-32, 2016.

AQUINO, D. F. S.; SANTANA, L. F.; SILVA, C. M. Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 11, 25: 442-453, 2019.

ATKESON, A. What Will Be the Economic Impact of COVID-19 in the US? Rough Estimates of Disease Scenarios. The national bureuau e economic, 2020.

BAKER, M. G. Who cannot work from home? Characterizing occupations facing increased risk during the COVID-19 pandemic using 2018 BLS data. medRxiv, 1-18, 2020.

BARBOZA, R. S., TAMIASSO-MARTINHON, P., SILVA, C. R. S. A importância do trabalho colaborativo e transdisciplinar na educação a distância. Braz. Brazilian Journal of Development, 6, (3):14024-14034, 2020.

BARBOZA, V. G.; CASTRO, M. P. Competências e habilidades necessárias ao tutor na educação í distância. Revista Acadêmica Integra/Ação, 1, (1):237-250, 2017.

BAYHAM, J.; FENICHEL, E. P. Impact of school closures for COVID-19 on the US health-care workforce and net mortality: a modelling study. The Lancet Public Health, 2020.

BESSA, C. R. L. et al.. Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 2, 1-16, 2020.

BRANCHER, V. R. et al. Perspectivas acerca da formação de professores nos cursos de licenciatura de um instituto federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 1, 1-15, 2020.

CAMACHO, A. C. L. F. et al. A tutoria na educação í distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n.5, e30953151, 2020.

CHATTERJEE, R.; CORREIA, A.-P. Online Students"™ Attitudes Toward Collaborative Learning and Sense of Community. American Journal of Distance Education, 1–16, 2019.

COSTA, J. Q.; SOUZA, L. G.; LAMAR, M. V. F. M. O ní­vel de aceitação tecnológica com a implantação dos sistemas integrados de gestáo de atividades acadêmicas na educaçâo í distância: estudo no Curso de Ciências Contábeis da UFMA. Brazilian Journal of Development, Curitiba, 5 (12): 30657-30672, 2019.

COSTA, R. L.; LIB NEO, J. C. Professional technical education at a distance: teaching mediation and formation possibilities. Educação em Revista, 34:e180600, 2018.

EDWARDS-GROVES, C. Teaching and Learning as Social Interaction: Salience and Relevance in Classroom Lesson Practices. Practice Theory Perspectives on Pedagogy and Education, 191–213, 2017.

FUJIMOTO, R. Y. et al. Is there sustainability for "satellite" ornamental fishing regions? A case study of Guamá River basin- Pará -Brasil. Fisheries Research, 221, 105354, 2020.

GARCIA, P. S.; BIZZO, N. Formação contí­nua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores. Cadernos de Pesquisa, 43, (149):662-681, 2011.

GRIFFIOEN, D. M. E. A questionnaire to compare lecturers"™ and students"™ higher education research integration experiences. Teaching in Higher Education, 1–16, 2020.

HARRIS, L.; DARGUSCH, J.; AMES, K.; BLOOMFIELD, C. Catering for "very different kids": distance education teachers"™ understandings of and strategies for student engagement. International Journal of Inclusive Education, 1–17, 2020.

HARRISON, R. A. et al.The experience of international postgraduate students on a distance-learning programme. Distance Education, 1–15, 2018.

HE, L. Application of Computer Information Technology in Modern Distance Education System. Journal of Physics: Conference Series, 1453, 012075, 2020.

HUANG, R. H. et al. Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 Outbreak. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University, 2020.

INCERTI, T. G. V.; CARVALHO, A. M.; CASAGRANDE, L. S. As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos? Anais... 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Santa Catarina, 2016.

JOWSEY, T. et al. Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Education in Practice, 102775, 2020.

JUNGES, K. S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora da mudança. Perspectiva, v.33, n.1, p. 285 – 317, 2015.

KARA, M. et al. Challenges Faced by Adult Learners in Online Distance Education: A Literature Review. Open Praxis, 11(1): 5–22, 2019.

KILINC, B. K. et al. Perceptions and opinions of graduates about the effects of open and distance learning in turkey. Turkish Online Journal of Distance Education, 21(1):121-132, 2020.

MATEO, J.; SANGRÀ, A. Designing online learning assessment through alternative approaches: facing the concerns. European Journal of Open, Distance and E-Learning, II. Retrieved from, 2007.

MENG, L.; HUA, F.; BIAN, Z. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Emerging and Future Challenges for Dental and Oral Medicine. Journal of Dental Research, 00(0), 2020.

MOURA, J. M. M. O.; ALBUQUERQUE, J. L. Distance education and professional education: a look at the follow-up of alumni. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(2), 2018.

MUBAYRIK, H. F. B. Exploring Adult Learners"™ Viewpoints and Motivation Regarding Distance Learning in Medical Education. Advances in Medical Education and Practice, 11: 139-146, 2020.

NASCIMENTO, R. K. et al. Avaliação da satisfação no trabalho de professores de educação fí­sica. Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 17, (2):1-15, 2019.

NERONI, J. et al.Learning strategies and academic performance in distance education. Learning and Individual Differences, 73, 1–7, 2019.

RUNDLE, A. G. et al. COVID-19 Related School Closings and Risk of Weight Gain Among Children. Obesity (Silver Spring), 30, 2020.

SANTOS JUNGES, K.; BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, 33(1), 285, 2016.

SESPA. Secretaria de Saúde do Estado do Pará. Informações COVID-19. Available in: http://www.saude.pa.gov.br/coronavirus/. Access in: 23/04/2020.

SHAH, K. et al.Focus on Mental Health During the Coronavirus (COVID-19) Pandemic: Applying Learnings from the Past Outbreaks. Cureus, 12(3): e7405, 2020.

SILVA, F. N. L.; OLIVEIRA, L. C. Reflections on teaching aquaculture in the Marajó archipelago, Eastern Amazon. Revista Brasileira Educação do Campo, 5, e7893, 2020.

SILVA, G. F. et al. Percepção da escola sobre a importância das aulas práticas no processo ensino-aprendizagem de biologia: um estudo de caso nas escolas de ensino médio da cidade de Bom Jesus – Piauí­. Diálogos e contrapontos: estudos interdisciplinares, 1:2, 2017.

SILVA, M. Ç. L. et al. Descoberta de conhecimento através de métodos de aprendizagem de máquina supervisionados aplicados ao SIGAA/UFPI. Revista de Sistemas e Computação, 7, (1), 68-78, 2017.

SOUZA, M. N. A.; MONTEIRO, A. J. Os docentes da Universidade Federal do Ceará e a utilização de alguns dos recursos do sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA). Ensaio: Avaliação e Polí­ticas Públicas em Educação, 23, (88):611-630, 2015.

TILHOU R.; TAYLOR, V.; CROMPTON, H. 3D Virtual Reality in K-12 Education: A Thematic Systematic Review. In: Yu S.; Ally M.; Tsinakos A. (eds) Emerging Technologies and Pedagogies in the Curriculum. Bridging Human and Machine: Future Education with Intelligence. Springer, Singapore, 2020.

TONDO, R.; SILVA, S.R. Smartphones e pobreza digital: o consumo de telefones celulares e internet entre jovens de uma comunidade popular. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, 13, (1), 49-62, 2016.

VINER, R. M. et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health, 1-8, 2020.

WANG, C. et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17, 1729, 2020.

WHO. World Health Organization. COVID-19. Available in: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Access in: 23/04/2020.

ZHOU, L. et al. "School"™s Out, But Class"™s On", The Largest Online Education in the World Today: Taking China"™s Practical Exploration During The COVID-19 Epidemic Prevention and Control as An Example. Best Evid Chin Edu, 4(2):501-519, 2020.

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Silva, F. N. L. da ., Silva, O. L. L. ., Oliveira, L. C. de ., & Oliveira, L. A. de A. . (2020). Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19). EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1027