Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1027

Resumo

O objetivo do estudo foi traçar o perfil de docentes e suas percepções sobre educação a distância (EAD) nos cursos técnicos em pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Foi utilizado um questionário semiestruturado on line, com perguntas sobre a caracterização docente e os aspectos relacionados a EDA. Observamos entre os docentes a predominância de homens, na faixa etária variando entre 31 a 40 anos, bacharéis, licenciados e tecnólogos com mais 10 anos de formados e 50% de doutores. Identificamos que os mesmos estão de 3 a 5 anos na docência e a maioria desenvolve atividades de ensino, no curso técnico em aquicultura. Vale destacar, que os mesmos priorizam o uso de metodologias teóricas, práticas, explicativa, dialogada e utilizam ferramentas tecnológicas nas aulas. Além disso, ministram as disciplinas que dominam e estão satisfeitos no exercício do seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no andamento escolar e a possiblidade de atuarem no ensino EAD, os mesmos afirmaram que o semestre letivo ficou comprometido e não estão preparados para atuarem nessa modalidade. Além disso, destacaram que a ausência de acesso à internet e a computadores, nas casas dos educandos, comprometem a possibilidade de educação on line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta na EAD. Em conclusão, as capacitações de docentes e estudantes em EAD; bem como a verificação de ferramentas disponíveis para os educandos em sua localidade; e a necessidade de implantação de políticas públicas que garantam acesso à internet e computadores, são primordiais para minimizar os impactos causados pelas pandemia (COVID-19), sobre andamento do ensino, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde do que diz respeito ao distanciamento social.  

Keywords: Coronavirus. Distance education. Aquatic organisms.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Nilo Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Breves. Graduado em Aquicultura pelo IFPA. Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA. Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutorado em Ciência Animal (Ecologia Aquática e Aquicultura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em projetos de ensino, pesquisa e extensão para aquicultura.

Osnan Lennon Lameira Silva, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Castanhal

Luã Caldas de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Breves. Graduado em Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA. Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em gestão de projetos e captação de recursos por editais de fomento.

Referências

ABREU, E. T.; NOVAES, M. A.; ZARRO, M. I. M., 2020. Desafios na Formação de Professores para atuação na EAD. Revista Paidéi@. Unimes Virtual, 12(21): 1-24, 2020.

AKTER, S.; ALI, M. R.; MONDOL, M. M. R. Management practices in the beel aquaculture system at rajshahi, northwest Bangladesh. Journal of Bio-Science, 28: 43-50, 2020.

ALMEIDA, H.; SULLIVAN, A. Aplicação e Desempenho do Ensino a Distância através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí nos Polos UAB. Revista EaD & tecnologias digitais na educação, 5, (4): 25-32, 2016.

AQUINO, D. F. S.; SANTANA, L. F.; SILVA, C. M. Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 11, 25: 442-453, 2019.

ATKESON, A. What Will Be the Economic Impact of COVID-19 in the US? Rough Estimates of Disease Scenarios. The national bureuau e economic, 2020.

BAKER, M. G. Who cannot work from home? Characterizing occupations facing increased risk during the COVID-19 pandemic using 2018 BLS data. medRxiv, 1-18, 2020.

BARBOZA, R. S., TAMIASSO-MARTINHON, P., SILVA, C. R. S. A importância do trabalho colaborativo e transdisciplinar na educação a distância. Braz. Brazilian Journal of Development, 6, (3):14024-14034, 2020.

BARBOZA, V. G.; CASTRO, M. P. Competências e habilidades necessárias ao tutor na educação à distância. Revista Acadêmica Integra/Ação, 1, (1):237-250, 2017.

BAYHAM, J.; FENICHEL, E. P. Impact of school closures for COVID-19 on the US health-care workforce and net mortality: a modelling study. The Lancet Public Health, 2020.

BESSA, C. R. L. et al.. Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 2, 1-16, 2020.

BRANCHER, V. R. et al. Perspectivas acerca da formação de professores nos cursos de licenciatura de um instituto federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 1, 1-15, 2020.

CAMACHO, A. C. L. F. et al. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n.5, e30953151, 2020.

CHATTERJEE, R.; CORREIA, A.-P. Online Students’ Attitudes Toward Collaborative Learning and Sense of Community. American Journal of Distance Education, 1–16, 2019.

COSTA, J. Q.; SOUZA, L. G.; LAMAR, M. V. F. M. O nível de aceitação tecnológica com a implantação dos sistemas integrados de gestáo de atividades acadêmicas na educaçâo à distância: estudo no Curso de Ciências Contábeis da UFMA. Brazilian Journal of Development, Curitiba, 5 (12): 30657-30672, 2019.

COSTA, R. L.; LIB NEO, J. C. Professional technical education at a distance: teaching mediation and formation possibilities. Educação em Revista, 34:e180600, 2018.

EDWARDS-GROVES, C. Teaching and Learning as Social Interaction: Salience and Relevance in Classroom Lesson Practices. Practice Theory Perspectives on Pedagogy and Education, 191–213, 2017.

FUJIMOTO, R. Y. et al. Is there sustainability for “satellite” ornamental fishing regions? A case study of Guamá River basin- Pará -Brasil. Fisheries Research, 221, 105354, 2020.

GARCIA, P. S.; BIZZO, N. Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores. Cadernos de Pesquisa, 43, (149):662-681, 2011.

GRIFFIOEN, D. M. E. A questionnaire to compare lecturers’ and students’ higher education research integration experiences. Teaching in Higher Education, 1–16, 2020.

HARRIS, L.; DARGUSCH, J.; AMES, K.; BLOOMFIELD, C. Catering for “very different kids”: distance education teachers’ understandings of and strategies for student engagement. International Journal of Inclusive Education, 1–17, 2020.

HARRISON, R. A. et al.The experience of international postgraduate students on a distance-learning programme. Distance Education, 1–15, 2018.

HE, L. Application of Computer Information Technology in Modern Distance Education System. Journal of Physics: Conference Series, 1453, 012075, 2020.

HUANG, R. H. et al. Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 Outbreak. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University, 2020.

INCERTI, T. G. V.; CARVALHO, A. M.; CASAGRANDE, L. S. As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos? Anais... 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Santa Catarina, 2016.

JOWSEY, T. et al. Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Education in Practice, 102775, 2020.

JUNGES, K. S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora da mudança. Perspectiva, v.33, n.1, p. 285 – 317, 2015.

KARA, M. et al. Challenges Faced by Adult Learners in Online Distance Education: A Literature Review. Open Praxis, 11(1): 5–22, 2019.

KILINC, B. K. et al. Perceptions and opinions of graduates about the effects of open and distance learning in turkey. Turkish Online Journal of Distance Education, 21(1):121-132, 2020.

MATEO, J.; SANGRÀ, A. Designing online learning assessment through alternative approaches: facing the concerns. European Journal of Open, Distance and E-Learning, II. Retrieved from, 2007.

MENG, L.; HUA, F.; BIAN, Z. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Emerging and Future Challenges for Dental and Oral Medicine. Journal of Dental Research, 00(0), 2020.

MOURA, J. M. M. O.; ALBUQUERQUE, J. L. Distance education and professional education: a look at the follow-up of alumni. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(2), 2018.

MUBAYRIK, H. F. B. Exploring Adult Learners’ Viewpoints and Motivation Regarding Distance Learning in Medical Education. Advances in Medical Education and Practice, 11: 139-146, 2020.

NASCIMENTO, R. K. et al. Avaliação da satisfação no trabalho de professores de educação física. Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 17, (2):1-15, 2019.

NERONI, J. et al.Learning strategies and academic performance in distance education. Learning and Individual Differences, 73, 1–7, 2019.

RUNDLE, A. G. et al. COVID-19 Related School Closings and Risk of Weight Gain Among Children. Obesity (Silver Spring), 30, 2020.

SANTOS JUNGES, K.; BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, 33(1), 285, 2016.

SESPA. Secretaria de Saúde do Estado do Pará. Informações COVID-19. Available in: http://www.saude.pa.gov.br/coronavirus/. Access in: 23/04/2020.

SHAH, K. et al.Focus on Mental Health During the Coronavirus (COVID-19) Pandemic: Applying Learnings from the Past Outbreaks. Cureus, 12(3): e7405, 2020.

SILVA, F. N. L.; OLIVEIRA, L. C. Reflections on teaching aquaculture in the Marajó archipelago, Eastern Amazon. Revista Brasileira Educação do Campo, 5, e7893, 2020.

SILVA, G. F. et al. Percepção da escola sobre a importância das aulas práticas no processo ensino-aprendizagem de biologia: um estudo de caso nas escolas de ensino médio da cidade de Bom Jesus – Piauí. Diálogos e contrapontos: estudos interdisciplinares, 1:2, 2017.

SILVA, M. Ç. L. et al. Descoberta de conhecimento através de métodos de aprendizagem de máquina supervisionados aplicados ao SIGAA/UFPI. Revista de Sistemas e Computação, 7, (1), 68-78, 2017.

SOUZA, M. N. A.; MONTEIRO, A. J. Os docentes da Universidade Federal do Ceará e a utilização de alguns dos recursos do sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23, (88):611-630, 2015.

TILHOU R.; TAYLOR, V.; CROMPTON, H. 3D Virtual Reality in K-12 Education: A Thematic Systematic Review. In: Yu S.; Ally M.; Tsinakos A. (eds) Emerging Technologies and Pedagogies in the Curriculum. Bridging Human and Machine: Future Education with Intelligence. Springer, Singapore, 2020.

TONDO, R.; SILVA, S.R. Smartphones e pobreza digital: o consumo de telefones celulares e internet entre jovens de uma comunidade popular. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, 13, (1), 49-62, 2016.

VINER, R. M. et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health, 1-8, 2020.

WANG, C. et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17, 1729, 2020.

WHO. World Health Organization. COVID-19. Available in: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Access in: 23/04/2020.

ZHOU, L. et al. “School’s Out, But Class’s On”, The Largest Online Education in the World Today: Taking China’s Practical Exploration During The COVID-19 Epidemic Prevention and Control as An Example. Best Evid Chin Edu, 4(2):501-519, 2020.

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Silva, F. N. L. da ., Silva, O. L. L. ., Oliveira, L. C. de ., & Oliveira, L. A. de A. . (2020). Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19). EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1027

Most read articles by the same author(s)