O Estágio Supervisionado em Cursos a Distância: Uma Análise da Percepção dos Estagiários do Curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.782Resumo
Apesar da relevância do estágio curricular supervisionado para a formação e a inserção de alunos de cursos de graduação no mercado de trabalho, poucos são os estudos que analisam essa prática, principalmente no contexto dos cursos a distância. Em decorrência, este artigo tem como objetivo analisar a satisfação de alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), ofertado na modalidade a distância, em relação ao estágio e suas atitudes em relação a: (i) apoio oferecido pela organização; (ii) teoria-prática; (iii) remuneração; (iv) plano de carreira; (v) acesso a oportunidades de estágio; e (vi) supervisão. Como procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários aos alunos do curso matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I, II, III, IV no primeiro semestre do ano de 2018 que efetivamente estavam estagiando em organizações públicas. A análise foi realizada por meio de modelos de regressão múltipla. Cabe destacar que os alunos se mostraram satisfeitos com o estágio que estavam desenvolvendo, à exceção dos questionamentos sobre a oportunidade de se envolver em projetos, de serem inseridos no quadro permanente de funcionários e sobre a política de apoio financeiro aos estagiários da concedente.
Palavras-chave: Ensino a distância. Estágio supervisionado. Curso de administração pública.
Downloads
Referências
ABREU, Y. I. F.; MENERGON, L. F.; ANDRADE, J.; MARCELO, M. Se você é motivado, pró?ativo e tem paixão por resultados...?: análise de conteúdo de anúncio de estágio e trainee. XXVIII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Curitiba, PR, 2004.
ALBUQUERQUE, L. S.; SILVA, E. M. Pontos positivos e negativos do estágio na formação profissional dos estudantes de Ciências Contábeis da cidade de Caruaru-PE. XXX Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (XXX ENANPAD). Salvador, BA, 2006.
AQUINO, R. D.; TOMASSINI, R. Os estágios curriculares e suas representações sociais segundo os graduandos em Administração. XXXII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (XXXII ENANPAD). Rio de Janeiro, RJ, 2008.
ARAÚJO, R. O.; OLIVEIRA, E. R.; VIEIRA, A. A. L. B. (2013). Estágio Supervisionado: uma análise sobre a importância do estágio para a formação acadêmica e profissional de estagiários. Revista Científica da Faculdade Darcy Ribeiro, v. 4, 2013. Disponível em: http://revista.facped.com.br/index.php/rcdr/article/view/54
BARBOSA, M. W. Um panorama da pesquisa em disciplinas de estágio supervisionado em cursos superiores a distância no Brasil. Revista EaD em Foco, v. 8(1), 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.686.
BITTENCOURT, V. A relevância da prática de estágio na modalidade de Educação a Distância. XVII Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Manaus, AM, 2011.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Curso de Graduação em Administração. Disponível em: http//www.ufvjm.edu.br/cursos/index.php?option=comcontent&view=article&id= 119&Itemid=598. Acesso em 15 fev. 2018.
CUSTÓDIO, T. V.; CARRíO, A. M. R. Os impactos do estágio na formação do administrador. III Transformar e Seminário Franco Brasileiro de Pesquisa. Piracicaba, SP, 2012.
FERREIRA, K. R.; SANTOS, M. S. A importância do estágio supervisionado para a formação profissional do acadêmico de Administração da Fesar. Revista de Administração do Sul do Pará (Reasp), v. 4(2), Ed. Especial, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAIR Jr., J. F. et al. Análise multivariada de dados. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
LEAL, R. F. R. Estagiários e aprendizes. In: Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. p. 166-176.
MARTINS, C. Z. et al. Estágio não obrigatório na Educação a Distância. XXIII Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Foz do Iguaçu, PR, 2017.
OLIVEIRA, A. A. R.; LEITE FILHO, C. A. P.; RODRIGUES, C. M. C. Relações de trabalho em estágios: exploração ou aprendizagem? IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (IV SEGeT). Resende, RJ, 2007.
PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2006.
SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7(1), 2013.
UFVJM: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Cursos a distância. 2018. Disponível em: http://www.ead.ufvjm.edu.br. Acesso em: 10 jul. 2018.
UFVJM. Resolução nº 32: Consepe, de 21 de novembro de 2008. Estabelece as normas de estágio dos discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: UFVJM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.