O Estágio Supervisionado em Cursos a Distância: Uma Análise da Percepção dos Estagiários do Curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Naldeir dos Santos Vieira, Agnaldo Keiti Higuchi, Daniela Cristina da Silveira Campos, Adriana Aparecida da Conceição Santos Sá, Maiara Pereira Teles

Resumo


Apesar da relevância do estágio curricular supervisionado para a formação e a inserção de alunos de cursos de graduação no mercado de trabalho, poucos são os estudos que analisam essa prática, principalmente no contexto dos cursos a distância. Em decorrência, este artigo tem como objetivo analisar a satisfação de alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), ofertado na modalidade a distância, em relação ao estágio e suas atitudes em relação a: (i) apoio oferecido pela organização; (ii) teoria-prática; (iii) remuneração; (iv) plano de carreira; (v) acesso a oportunidades de estágio; e (vi) supervisão. Como procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários aos alunos do curso matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I, II, III, IV no primeiro semestre do ano de 2018 que efetivamente estavam estagiando em organizações públicas. A análise foi realizada por meio de modelos de regressão múltipla. Cabe destacar que os alunos se mostraram satisfeitos com o estágio que estavam desenvolvendo, à exceção dos questionamentos sobre a oportunidade de se envolver em projetos, de serem inseridos no quadro permanente de funcionários e sobre a política de apoio financeiro aos estagiários da concedente.


Palavras-chave: Ensino a distância. Estágio supervisionado. Curso de administração pública.

 

The Internship Supervised in Distance Learning: An Analysis of the Perception of the Trainees of the Public Administration Course of the Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM


Abstract
Despite the relevance of the supervised curricular internship for the training and insertion of students of undergraduate courses in the labor market, few studies are analyzing this practice, especially in the context of distance courses. This paper aims to analyze the satisfaction of students of the Public Administration course of the Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), offered in the distance modality, in relation to the stage, and their attitudes to (i) support offered by the organization; (ii) theory-practice; (iii) remuneration; (iv) career plan; (v) access to internship opportunities; and (vi) supervision. As methodological procedures, questionnaires were applied to the students of the mentioned course who were enrolled in the Supervised Curricular Internship I, II, III, IV disciplines in the first semester of 2018 and who were effectively attending public organizations. The analysis was performed using multiple regression models. It should be highlighted that the students were satisfied with the stage they were developing, with the exception of questions about the opportunity to get involved in projects, to be included in the permanent staff and on the policy of financial support for trainees.

 

Keywords: Distance learning. Supervised internship. Public administration course


Palavras-chave


ensino a distância; estágio supervisionado; curso de administração pública

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.782



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