E-mentoring entre Professores e Alunos na EaD: um Estudo de Caso na Graduação em Administração de uma Instituição Pública Federal

Marcella Arianna Pinto de Oliveira, Sílvio Luiz de Paula, José Ricardo Costa de Mendonça, Andrezza Marianna Pinto de Oliveira

Resumo


Busca-se neste trabalho sobre Educação a Distância compreender como se configuram as relações de e-mentoring entre professores e alunos no curso de graduação em Administração a distância oferecido por uma instituição pública federal brasileira. Como arcabouço teórico aborda-se o conceito de mentoria, suas características, funções e fases. Aborda-se ainda e-mentoring e Educação a Distância com suas características e relações. Realizou-se um estudo de caso; as técnicas de coleta foram entrevistas online com professores/alunos, observação não participante e análise documental, estudando-se os dados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as relações de mentoria estabelecidas entre tutores e alunos configuram-se como e-mentoring, já que os tutores são mais acessíveis aos alunos e mantêm uma comunicação mais frequente, tanto por meio de diversas ferramentas de comunicação quanto por meio de encontros presenciais, além de fornecer apoio profissional e pessoal aos alunos. Já a relação estabelecida entre professores e alunos se configura como um outro tipo de relação, que não é de mentoria, pois as características não se enquadram nos conceitos desse construto.


Palavras-chave: Educação, Educação a Distância (EAD), Ensino superior, Mentoria, E-mentoring.

 


E-mentoring among Professors and Students on E-learning: This Case Study is about a Degree Course of Business Administration at Public Institution

Abstract
In this research about e-learning, we try to understand how the e-mentoring relationship among Tutors and Students works in a Business Administration course offered at distance by a public Brazilian institution. As theoretical approaches, it is observed the concept of mentoring, its features, functions and phases. It also covers e-mentoring and distance education with its characteristics and relationships. A case study was made, the data collection techniques were an online interview with tutors/students, non-participative observation and documental analysis on ‘content analysis’ theory. The results demonstrate that the mentoring relationship between Tutors and Students can be defined as e-mentoring: they are accessible to the students and keep intense communication on face-to-face meetings and also by the online tools provided on the course platform. On the other hand, the relationship established by Tutors and Students cannot be defined by e-mentoring due to lack of connections on the e-learning concepts.


Keywords: Education, E-learning, Graduation degree, Mentoring, E-mentoring.


Palavras-chave


Educação, Educação a Distância (EAD), Ensino superior, Mentoria, E-mentoring

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.388



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