Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD

Autores/as

  • Juarez Bento da Silva Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-5604-0576
  • Simone Meister Sommer Bilessimo Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-3326-8703
  • Gisele Ramos Scheffer Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Isabela Nardi da Silva Serviço Social da Indústria

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.942

Resumen

Este estudo teve por objetivo explorar os laboratórios remotos (LR) e suas potencialidades, para atividades práticas na Educação a Distância. Os LR são dispositivos que podem apoiar as atividades experimentais e, assim, proporcionar um importante recurso para melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem em cursos nas modalidades presencial e a distância. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como estratégia um estudo de caso. Foram disponibilizados para a pesquisa doze laboratórios remotos construídos pelo grupo de pesquisas Laboratório de Experimentação Remota (RExLab). Participaram da pesquisa, realizada nos anos de 2018 e 2019, 293 alunos de cursos de graduação na modalidade EaD. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line que foi preenchido pelos alunos após o acesso a um LR. O questionário, composto por 24 itens, incluiu itens que buscaram examinar a percepção dos estudantes sobre a experimentação remota no que tange a critérios sobre a percepção da aprendizagem, a usabilidade, utilidade e sua satisfação ao utilizar os laboratórios remotos. O escore médio de Likert para a totalidade dos itens do questionário foi 3,98; o coeficiente de alfa de Cronbach apurado foi de 0,92. A pesquisa indicou que os alunos apresentaram receptividade positiva à proposta do estudo, e avaliações foram positivas a todos os temas explorados, reconhecendo os laboratórios remotos como ferramenta válida e importante para o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave: Educação básica. Tecnologia educacional. Ensino de física. Laboratórios remotos

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Biografía del autor/a

Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Pós-Doutorado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal (2016). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua como docente nos cursos de graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em TIC. Tem experiência nas áreas de Computação e TIC, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: laboratórios virtuais e remotos, e-learning, mre-learning, m-learning, mundos virtuais 3D, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e integração de tecnologias em disciplinas da Educação Básica na rede pública de ensino. Está vinculado ao grupo de pesquisa: Laboratório de Experimentação Remota (RExLab).

Simone Meister Sommer Bilessimo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado (1999) e doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora com dedicação exclusiva (Professor Adjunto IV) da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá, inclusive como docente no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão da inovação, integração da tecnologia na educação, bem como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação e em negócios digitais. Experiência com organização de eventos. Participa do Grupo de Pesquisa RExLab - Laboratório de Experimentação Remota.

Gisele Ramos Scheffer, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELV).

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Publicado

2020-07-13

Cómo citar

Silva, J. B. da, Meister Sommer Bilessimo, S. ., Scheffer, G. R. ., & Nardi da Silva, I. . (2020). Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.942

Número

Sección

Estudos de Caso