OS DESAFIOS ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO A DISTÂNCIA: UMA QUESTÃO DE CULTURA DIGITAL E DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Autores/as

  • Francisco Ramos de Farias Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Mário José Dias Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.9

Resumen

O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a cultura digital como um elemento significativo na implementação de cursos a distância e os desafios frente à estrutura de uma educação formal. O mundo digital é uma realidade, e por isso mesmo impulsiona o surgimento de um repensar sobre a cultura e, consequentemente, sobre a sociedade. Ele está aí presente no cotidiano das relações. Da simples compra que se faz à consulta de um saldo bancário, a tecnologia diz presente?. E na educação, em que carteira escolar pode a tecnologia se sentar? O artigo reafirma a importância do professor como animador e estimulador da aprendizagem, recurso importante à implantação de uma cultura digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Ramos de Farias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas, Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação, Coordenador de Curso de Especialização em Educação Especial a Distância - Deficiência Mental, Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mário José Dias, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutorando em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenador do Curso de Filosofia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e Professor-Pesquisador do Curso de Especialização em Educação Especial da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2010-04-14

Cómo citar

Farias, F. R. de, & Dias, M. J. (2010). OS DESAFIOS ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO A DISTÂNCIA: UMA QUESTÃO DE CULTURA DIGITAL E DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.9

Número

Sección

Artí­culo de investigación