Curso de Extensão Semipresencial em Agroecologia: Inclusão Cidadã de Jovens do Campo pela Educação a Distância nos Territórios Maranhenses
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.752Resumen
O presente artigo se propõe apresentar a concepção, finalidade, funcionamento e metodologia do Curso de Extensão Semipresencial em Agroecologia promovido pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Maranhão. O curso tem como objetivo formar jovens rurais de quatro territórios maranhenses para que possam desenvolver atividades produtivas na perspectiva agroecológica em suas comunidades de modo a garantir a segurança alimentar das suas famílias e manter a sustentabilidade ambiental dessas áreas. A metodologia inclui videoaulas, tempo de estudo na comunidade e práticas ministradas por técnicos do Núcleo. Mesmo com todas as dificuldades impostas pela falta de infraestrutura nos municípios e apoio das prefeituras municipais, o curso já apresenta resultados tanto relacionados ao processo de conscientização da importância do uso da Agroecologia como modelo de produção quanto na implantação de sistemas que geram alimentação e renda para as famílias dos jovens participantes do projeto.
Palavras-chave: Educação a distância. Agroecologia. Territórios rurais. Juventude rural.
Descargas
Citas
ANDRADE, E. M. de. As práticas pedagógicas do tutor na educação a distância. In: Anais do IX SEMINíRIO PEDAGOGIA EM DEBATE e IV COLÓQUIO NACIONAL DE FORMAÇíO DE PROFESSORES. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
BERNARDO, V. Educação a distância: fundamentos. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Disponível em: http://www.virtual.epm.br/material/tis/enf/apostila.htm# introdução. Acesso em: 18 jul. 2018.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 dez. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf. Acesso em 24 jul. 2018.
GANGA, L. L. S.; VILARINHO, L. R. G. A docência em ambientes virtuais de aprendizagem: reinventando a formação e a prática pedagógica. In: ENCONTRO DE EDUCAÇíO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇíO E COMUNICAÇíO (7º E-TIC). Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://etic2009.files.wordpress.com/2009/09/lana.pdf.
GONÇALVES, B. M. F. Mooc e b-learning: uma proposta para o mestrado em TIC na Educação e Formação do Instituto Politécnico de Bragança. Dissertação (mestrado em TIC na Educação e Formação), Escola Superior de Educação de Bragança. Bragança, 2013.
GUAREZI, R. M.; MATOS, M. Educação a distância sem segredos. Curitiba: Ibpex, 2009.
HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. de S. A educação a distância: história, concepções e perspectivas. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art11_22e.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
LABEX/UEMA. Curso de Extensão em Agroecologia na Modalidade Semipresencial. Núcleo de Extensão e Desenvolvimento: Labex. São Luís, 2017.
LEMGRUBER, M. S. Educação a distância: expansão, regulamentação e mediação docente. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 145-159, mar./ago. 2009. Acesso em: 18 de jul. 2018.
LIMA, D. C. B. P. Políticas públicas de EaD no ensino superior: uma análise a partir das capacidades do Estado. Tese (doutorado), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.
LIMA, D. C. B. P.; TOSCHI, M. S. Formação de professores: estratégias cognitivas do docente na aprendizagem de um software de autoria. In: RODRIGUES, C. A. C.; FARIA, J. G.; CALAÇA, G. L. M. S. Educação, comunicação, mídias e tecnologias: processos de formação acadêmica. Goiânia: Cânone Editorial, 2013.
LIMA, D. C. B. P.; SOUSA, L. S. L. Educação a Distância (EaD): processos de mediação e uso das tecnologias em uma abordagem transdisciplinar. EaD em foco: Revista Científica em Educação a Distância, v. 5, n. 3, 2015. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/317/155.
MORAN, J. Ml. O que é educação a distância. Universidade de São Paulo. 2002. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 18 jul. 2018.
MORAN, J. Ml. Os modelos educacionais na aprendizagem on-line. 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/modelos.htm. Acesso em: 18 jul. 2018.
MORAN, J. M. Proposta de mudança nos cursos presenciais com a educação on-line. 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/153-TC.htm. Acesso em: 18 jul. 2018.
NEDER, Maria. L. C. A educação a distância e a formação de professores: possibilidades de mudança paradigmática. In: PRETI, Oreste (Org.). Educação a distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Liber Livro, 2005. p. 47-87.
OLIVEIRA, M. A. N. Educação a distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev. Bras. Enferm., v. 60, n. 5, p. 585-589, 2007.
PORTAL DO UEMANET. Núcleo de Tecnologia para Educação. Disponível em: http://www.uemanet.uema.br/. Acesso em: 18 jul. 2018.
SANCHO, J. Maria et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTOS, A. F. dos. O tutor: atribuições na mediação em EaD. Dissertação (mestrado), Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2017.
SILVA, J. A. M.; AMORIM, W. L. Abordagem histórica e contribuições do NEAD/UFMA: a educação a distância no estado do Maranhão. Poiésis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, v. 7, n. 11, p. 137-148, jan./jun., 2019. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/viewFile/1634/1228
VIEIRA, R. S. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista da Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 10, 2011. Disponível em: http://seer.abed.net.br/edicoes/2011/artigo_05.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
ZIEDE, M. L. et al. A tutoria no curso de Pedagogia a distância da UFRGS. In: NOVAK, Silvestre; ARAGÓN, Rosane; ZIEDE, Mariangela L.; MENEZES, C. S. Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. Série EAD.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.