Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física

Autores/as

  • Cleice T. Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Bianca Stéfani Vieira Universidade de Passo fundo
  • Antonio Vanderlei Dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.708

Resumen

O presente estudo investiga uma disciplina curricular operacionalizada na modalidade semipresencial, avaliando sua pertinência de acordo com os atores envolvidos. O foco centra-se na análise da percepção do professor e dos acadêmicos da disciplina e justifica-se pelo fato de que, ao mesmo tempo que essa modalidade se revela uma comodidade para os alunos, tem apresentado entraves que limitam sua utilização. A disciplina escolhida para análise apresenta 50% de sua carga horária em atividades na modalidade semipresencial e recorre à plataforma Moodle para desenvolver tais atividades. Para a coleta dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada com o professor da disciplina, além de questionário com os alunos que já cursaram a disciplina. Como resultado, o estudo apontou que, na percepção do professor, a modalidade se revela com dificuldade para os alunos que não têm o hábito de acessar os materiais no tempo correto e se mostram desorganizados para realizar as atividades. Em termos dos alunos, o estudo identificou que grande parte dos alunos tem familiaridade com o computador, mas que o uso da plataforma Moodle se mostra uma dificuldade nesse tipo de modalidade. Além disso, os alunos apontam problemas operacionais com a plataforma e a falta da presença do professor para auxiliar.


Palavras-chave: Ensino semipresencial, Física, Formação de professores.

Discussions Involving Semipresenciality in Physical Teacher Training

Abstract


The present study investigates a curricular discipline operationalized in a blended learning modality, evaluating its potentiality and challenges. The focus is the analyze of the teachers perception and of the disciplines academics and it is justified by the fact that, in the same time as the modality reveals to be a convenience to the students, it has presented hindrances that limit its use. The discipline chosen to be analyzed presents 50% of the workload in activities in blended learning mode and resort to the Moodle platform to develop such activities. For data collection, was used an half structured interview with the disciplines teacher and a quiz with the students that had already attended the discipline. As a result, the study points that in the teachers perception the modality reveals to be difficult to students that dont have the habit to access the materials in the correct time and show to be unorganized to realize the activities. In terms of the students, the study identified that most of the students have familiarity with the computer, but the use of Moodle Platform shows to be a difficulty in this type of modality. Besides that, students point a operational problem with the platform and the lack of presence of the teacher to help.


Keywords: Blended learning, Physical, Teachers formation.

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Biografía del autor/a

Cleice T. Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Docente permanente dos PPGs Educação e Ensino de Ciências e Matemática

Professora do Curso de Fí­sica Licenciatura

Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica - Universidade Federal de santa Catarina

Bianca Stéfani Vieira, Universidade de Passo fundo

Acadêmica do curso de Fí­sica na Universidade de Passo Fundo

Antonio Vanderlei Dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Departamento das exatas e da Terra

Citas

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Publicado

2018-07-10

Cómo citar

Rosa, C. T. W. da, Vieira, B. S., & Dos Santos, A. V. (2018). Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física. EaD Em Foco, 8(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.708

Número

Sección

Estudos de Caso