Design da Sala de Aula Virtual para o Novo Perfil do Aluno de EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.698Resumen
A presente pesquisa expõe uma análise a respeito de como as diversas manifestações do design podem influenciar no desempenho dos alunos da Educação a Distância e como estes discentes percebem a disposição dos conteúdos nas salas de aulas virtuais. Na execução deste trabalho, a evasão também foi evidenciada, de modo que não se poderia deixar de investigá-la. Com isso, o objetivo do estudo foi estabelecer uma relação direta entre o design da sala de aula e o nível satisfatório de aceitabilidade/interesse/motivação com o ambiente virtual de aprendizagem. Obviamente que essas variáveis estão ligadas diretamente a causas de evasão. Sendo assim, constatou-se que a disposição dos conteúdos e a forma como as salas de aulas virtuais são postas influenciam no interesse pelas disciplinas e, consequentemente, podem alterar as estatísticas de evasão. Como pressuposto metodológico para a execução da investigação, foi realizada uma revisão bibliográfica em conjunto com a aplicação de questionário eletrônico, direcionado para os diversos atores da modalidade: educandos, professores, coordenadores e tutores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Assim, concluiu-se que existem muitas variáveis para determinar a permanência ou a evasão nos cursos a distância, todavia, o arranjo da plataforma e das salas virtuais são de suma importância para auxiliar no êxito do alunado em geral.
Palavras-chave: design e evasão, novo aluno da EaD, sala de aula virtual.
Virtual Classroom Design for the New Profile of Distance Learning Student
Abstract
The proposed research analyzes how the design showing may reflect in the performance of distance learning student and how those students perceive the content arrangement in the virtual classrooms. During this research education dropout was highlighted, demanding special attention. Thus, the objective of the study was to establish a direct relationship between the design of the classroom and the satisfactory level of acceptability/interest/motivation with the virtual learning environment. Obviously, these variables are directly linked to causes of evasion. This way, it was verified that the content arrangement and the way the virtual classrooms are disposed influence the interest for the subjects and consequently reflects in the dropout statistics. As methodological assumption for this research it was carried out a bibliographic review and an electronic survey with the involved parts: students, professors, coordinators, and tutors in the Federal institute of education, science and technology of Paraiba state. Thus, the research showed the existence of several factors to determine the stay or dropout of a student in a distance learning course. However, the course organization and the virtual classroom arrangement are essential for the student success.
Keywords: design and dropout, new distance learning student, virtual classroom
Descargas
Citas
Abreu, J. M. F. (2014). EaD e gênero: uma apreciação sobre a preferência da modalidade pelas mulheres nos cursos de graduação da UFMA. ABED, disponível em http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/81.pdf
Araújo, N. T. F., Oliveira, F. B, & Marchisotti, G. G. (2016). Razões para a evasão na educação a distância. ABED, disponível em http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/326.pdf
Barreiro, R. M. C. (2016). Um breve panorama sobre o design instrucional. EaD em FOCO, v. 6, n. 2, 61-75. http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i2.375
Bittencout, I. M., & Mercado, L. P. L. (2014). Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 83, p. 465-504, abr./jun. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362014000200009
Brasil, Ministério da Educação-MEC. (2017). Informações sobre o MedioTec. Acesso em 29 de dezembro de 2017, disponível em http://portal.mec.gov.br/mediotec
Campos, A. C. (2016). In: Agência Brasil. IBGE: celular se consolida como o principal meio de acesso í internet no Brasil. Acesso em 15 de novembro de 2017, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/ibge-celular-se-consolida-como-o-principal-meio-de-acesso-internet-no brasil
Carozzo-Todaro, M. E. et al. (2014). Qual é o perfil do aluno de EaD que sente falta de mais aulas presenciais? ABED, disponível em http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/332.pdf
CensoEaD.BR (2016). In: Associação Brasileira de Educação a Distância (Org.). ABED, disponível em http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf
Clementino, A. (2005). Gestão pedagógica de cursos em EAD online. ABED, disponível em http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/041tcc5.pdf
Dicionário Online da Língua Portuguesa-DICIO. (n.d.). Acesso em 30 de dezembro de 2017, disponível em https://www.dicio.com.br/design/
Gabriel, V. C. C., Fofonca, E., & Maciel, P. D. (2016). Entre os dispositivos móveis interconectados e os processos de comunicação e aprendizagem ubíquas: a Educação de Jovens e Adultos na modalidade EaD. AÇíO MIDIíTICA, PPGCOM-UFPR, Curitiba-PR , n.12. Jul./Dez. http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2016n12p279-303
Garone, E. (2012). In: Categoria front-end. O que é design responsivo? Acesso em 15 de novembro de 2017, disponível em http://www.princiweb.com.br/blog/frontend/css/o-que-e-design-responsivo.html
Godoi, M. A.; Oliveira, S. M. S. S. (2016). O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem. EaD em FOCO, v. 6, n. 2. http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i2.383
Hempe, C., & Noguera, J. O. C. (2016). A educação a distância e o perfil do aluno virtual. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED) e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED). Anais. São Carlos-SP, disponível em http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1902/0
Hermida, J. F., & Bonfim, C. R. S. (2006). A educação í distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas-SP, n. especial, p.166?181, ago, disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art11_22e.pdf
Hiltz, S. R. (1993). The Virtual Classroom: Learning without Limits Via Computer Networks. Norwood-NJ: Albex Publishing.
Jensen, L. F., & Almeida, O. C. (2009). A correlação entre falta de interatividade e evasão em cursos a distância. ABED, disponível em http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/.../452009151730.pdf
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo-SP: Atlas.
Martins, R. F. F. (2004). A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina: UFSC.
Oliveira, E. S. G., & Santos, L. (2013). Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo fazer pedagógico?. Rev. Diálogo Educ., Curitiba-PR, v. 13, n. 38, p. 203-223, jan./abr., disponível em http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=7642
Peña, M. D. J., & Allegretti, S. M. M. (2012). Escola híbrida: aprendizes imersivos. Revista Cet, vol. 01, nº 02, abril., disponível em https://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia02.files.wordpress.com/2012/05/edutechi_puc20121.pdf
Silva, A. R. L., & Castro, L. P. S. (2009). A relevância do design instrucional na elaboração de material didático impresso para cursos de graduação a distância. Revista Intersaberes, Curitiba-PR, vol. 4, n. 8, p. 136-149, jul/dez, disponível em https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/153/124
Silva, A. R. L., Diana, J. B., & Spanhol, F. J. (2014). Designer instrucional: da formação múltipla a atuação interdisciplinar. In: Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão: Região Sul, UFSC, disponível em http://www.labmidiaeconhecimento.ufsc.br/files/2014/11/desgner.pdf
Valente, J. A. (2003). Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface, Comunic, Saúde, Educ, v7, n12, p.139-48, fev. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832003000100010
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.