Design da Sala de Aula Virtual para o Novo Perfil do Aluno de EaD

Autores/as

  • Teobaldo Gabriel de Souza Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraí­ba (IFPB)
  • Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraí­ba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.698

Resumen

A presente pesquisa expõe uma análise a respeito de como as diversas manifestações do design podem influenciar no desempenho dos alunos da Educação a Distância e como estes discentes percebem a disposição dos conteúdos nas salas de aulas virtuais. Na execução deste trabalho, a evasão também foi evidenciada, de modo que não se poderia deixar de investigá-la. Com isso, o objetivo do estudo foi estabelecer uma relação direta entre o design da sala de aula e o nível satisfatório de aceitabilidade/interesse/motivação com o ambiente virtual de aprendizagem. Obviamente que essas variáveis estão ligadas diretamente a causas de evasão. Sendo assim, constatou-se que a disposição dos conteúdos e a forma como as salas de aulas virtuais são postas influenciam no interesse pelas disciplinas e, consequentemente, podem alterar as estatísticas de evasão. Como pressuposto metodológico para a execução da investigação, foi realizada uma revisão bibliográfica em conjunto com a aplicação de questionário eletrônico, direcionado para os diversos atores da modalidade: educandos, professores, coordenadores e tutores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Assim, concluiu-se que existem muitas variáveis para determinar a permanência ou a evasão nos cursos a distância, todavia, o arranjo da plataforma e das salas virtuais são de suma importância para auxiliar no êxito do alunado em geral.

Palavras-chave: design e evasão, novo aluno da EaD, sala de aula virtual.


Virtual Classroom Design for the New Profile of Distance Learning Student


Abstract


The proposed research analyzes how the design showing may reflect in the performance of distance learning student and how those students perceive the content arrangement in the virtual classrooms. During this research education dropout was highlighted, demanding special attention. Thus, the objective of the study was to establish a direct relationship between the design of the classroom and the satisfactory level of acceptability/interest/motivation with the virtual learning environment. Obviously, these variables are directly linked to causes of evasion. This way, it was verified that the content arrangement and the way the virtual classrooms are disposed influence the interest for the subjects and consequently reflects in the dropout statistics. As methodological assumption for this research it was carried out a bibliographic review and an electronic survey with the involved parts: students, professors, coordinators, and tutors in the Federal institute of education, science and technology of Paraiba state. Thus, the research showed the existence of several factors to determine the stay or dropout of a student in a distance learning course. However, the course organization and the virtual classroom arrangement are essential for the student success.

Keywords: design and dropout, new distance learning student, virtual classroom

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Biografía del autor/a

Teobaldo Gabriel de Souza Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraí­ba (IFPB)

Especialista em Gestão Escolar e Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável. Professor de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraí­ba (IFPB)/Campus Cajazeiras. Rua José Antônio da Silva, nº 300, Bairro Jardim Oásis, Cajazeiras - PB - BR. teobaldo.ebm@hotmail.com

Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraí­ba (IFPB)

Mestre em Literatura e Interculturalidade. Professor de Português e Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraí­ba (IFPB)/Campus Campina Grande. Avenida Tranquilino Coelho Lemos, nº 671, Bairro Dinamérica, Campina Grande - PB - BR.

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Publicado

2018-08-13

Cómo citar

Souza Junior, T. G. de, & Aguiar Rodrigues, G. de O. C. (2018). Design da Sala de Aula Virtual para o Novo Perfil do Aluno de EaD. EaD Em Foco, 8(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.698

Número

Sección

Estudos de Caso