Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.686Resumen
Este estudo teve como objetivo traçar um panorama da pesquisa sobre a disciplina Estágio Supervisionado em cursos superiores a distância no Brasil. Por meio de uma revisão da literatura, foram identificadas as principais características dos estudos realizados até os dias atuais. Foi observada a concentração de trabalhos do tipo relato de experiência; tais relatos se concentram em cursos 100% a distância, ministrados em universidades públicas, em cursos de licenciatura e formação de professores, sobretudo na área de Pedagogia. Como contribuições deste trabalho, destaca-se, além da observação desse panorama de publicações, a identificação de lacunas de pesquisa na área, como a falta de relatos da orientação de estágio em cursos da área de Gestão, em universidades particulares e ainda abrangendo a modalidade semipresencial, uma tendência para as universidades no Brasil.
Palavras-chave: Educação a distância; Estágio supervisionado; Estágio curricular; Formação de professores.
Research Overview of Supervised Internship Discipline in Distance Higher Education in Brazil
Abstract
The objective of this study was to present an overview of the research on the Supervised Internship discipline for Distance Higher Education in Brazil. By means of a literature review, the main characteristics of the existing research were identified. The study observed a concentration of published work based on experience reports and that such reports are from 100% at distance programs, taught in public universities, at the undergraduate level, especially in the area of Pedagogy. As a contribution of this work, it can be highlighted that, besides the research overview, the study also identified research gaps, such as the lack of reports about internship orientation in the area of Business Management, in private universities, and in blended courses, which is a strong trend in distance learning in Brazil.
Keywords: Distance higher Education; Supervised Internship; Teaching Preparation program.
Descargas
Citas
Abed (2017). Censo Abed 2016/2017. Disponível em: http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf
Cruz, J. A. S. (2012). Estágio Supervisionado: fundamental para o crescimento profissional. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, 3(1), 1?10. http://doi.org/10.14571/cets.v3.1-10p
Feldkercher, N. (2011). O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de Matemática da UFPel. Universidade Federal de Pelotas.
Freire, W. C. C. & Lima, D. C. B. P. (2013). Estágio Curricular na EAD: desafios e possibilidades na licenciatura de um polo UAB. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura de Inhumas, 5(2), 81?99.
Kanashiro, D. S. K., Noal, M. L., Rocha, P. G. da & Burigato, S. (2011). O Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura da EAD/UFMS: métodos, resultados e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote), 9(2).
Lima, D. C. B. P. (2012). Didática e Estágio Curricular nos cursos de formação de professores a distância, 1792?1803. Brasília: Liber Livro.
Medina, A. C. R. & Prudente, P. L. G. (2012). Estágio Supervisionado do curso de Educação Física: Licenciatura, modalidade a distância, da Universidade Fumec: um relato de experiência. Paideia, 9(12), 187?206.
Moraes, M. S. de (2015). Estágio de Docência e projetos de extensão em uma licenciatura em língua estrangeira em EaD no Espírito Santo. EaD Em Foco, 5(3), 128?141.
Neto, J. B. & Santiago, E. (2015). Estágio Curricular: permanências e mudanças em um espaço tempo estruturador da formação de professores. Linhas Críticas, 46, 584?605.
Oliveira, E. S. G. & Cunha, V. L. (2006). O Estágio Supervisionado na formação continuada docente a distância: desafios a vencer e construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distancia, 5(14), 1?18.
Patatt, C. R. (2010). O Estágio Supervisionado no curso de Letras a distância: relato de experiência prática. Linguagens e Cidadania, 12, 1?11.
Pierro, G. M. S., Santos, M. C. A. dos & Drummond, R. (2012). Estágio Supervisionado: questões e desafios na formação de professores em EaD. In Simpósio Internacional de Educação a Distância (pp. 1?9).
Raabe, R. O. & Cybis, W. A. (2004). Estágio virtual í distância: um estudo de caso para o ensino de Engenharia de Usabilidade. Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote), 2(1), 1?10.
Santos, A. A. M. & Sabbatini, M. (2013). A presença e o virtual na EaD: reflexão sobre o estágio supervisionado nesse contexto. In VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Curitiba, PR.
Silva, I. M. M., Freitas, J. M. A. de & Alcoforado, L. (2010). Estágio Curricular Supervisionado na Educação a Distância. In Anais do 16º Congresso Internacional de Educação a Distância Abed. Foz do Iguaçu, PR. (pp. 1?10).
Wangenheim, C. G. von, Kochanski, D. & Savi, R. (2009). Revisão sistemática sobre avaliação de jogos voltados para aprendizagem de Engenharia de Software no Brasil. In Fórum de Ensino de Engenharia de Software (FEES), Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). Fortaleza, CE.
Will, D. E. M. (2012). A gestão do Estágio Curricular Supervisionado em Pedagogia a distância por meio das tecnologias de informação e comunicação. Cadernos Acadêmicos, 4(1), 79?103.
Ziede, M. K. L., Charczuk, S. B. & Nevado, R. A. de (2011). Estágio Curricular Online em curso de Pedagogia a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote), 9(1).
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.