Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede

Autores/as

  • Juliana Sales Jacques Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v7i1.551

Resumen

Os recursos educacionais abertos (REA) são materiais de apoio ao ensino-aprendizagem disponibilizados sob licença permissiva para reter, reutilizar, revisar, remixar e redistribuir. Sob a perspectiva da Educação Aberta, potencializam, por meio do compartilhamento, a produção colaborativa em rede. Nesse contexto, tem-se como objetivo deste estudo analisar em que medida a integração/produção de REA potencializa a performance docente no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede. Embasou-se no fomento das políticas públicas educacionais, como o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que prevê a integração das tecnologias em rede na educação a fim de promover a universalização do ensino via democratização de acesso aos recursos educacionais. Nesse viés, argumenta-se, conclusivamente, que a performance docente, como intervenção modificadora no Ensino Superior, requer produção de materiais didáticos à luz dos princípios de REA. Ao escolher como o material será disponibilizado é que se definem as possibilidades de sua reutilização nas práticas pedagógicas. As opções de readaptação geram flexibilidade da ação docente e o compartilhamento dessas readaptações promove a expansão e a democratização de recursos educacionais.

Palavras-chave: Performance docente, Materiais didáticos, Recursos educacionais abertos.


Capabilities of OER in Teaching-Learning Process Mediated Network Technologies

Abstract
Open educational resources (OER) are materials to support teaching and learning available under permissive license to retain, reuse, revise, remix and redistribute. From the perspective of Open Education, they increase, through sharing, collaborative production network. In this context, the objective of this study is to analyze to what extent the integration / production of OER enhances the teachingperformance in teaching-learning process mediated by network technologies. Based on the promotion of public educational policies, such as the National Education Plan (NAP) 2011-2020, which provides the integration of network technology in education in order to promote universal education through the democratization of access to educational resources. tTherefore, it is argued that teaching performance, as modifying intervention in higher education, requires production of teaching materials to the principles of OER. Choosing how the material will be made available is the moment that defines the possibilities for its use in teaching practices. The readaptation options generate flexibility of teaching actions and sharing these adaptations promotes the expansion and democratization of educational resources.

Keywords: Teacher performance, Teaching materials, Open educational resources.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Amiel, T. (2012). Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: B. Santana, C. Rossini e N. de L. Pretto (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas polí­ticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital.

Brasil. (2007). Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasí­lia: MEC/SEED.

Brasil. (2010). Câmara dos Deputados. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) Nº 8.035. Brasí­lia.

Cohen, R. (2007). Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva.

De Medeiros, M. B. (2007). Bordas rarefeitas da linguagem artí­stica performance suas possibilidades em meios tecnológicos. Blog Corpos.

Dos Santos, A. I. (2013). Recursos educacionais abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. Trad. DB Comunicação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Dos Santos, A. (2012). Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. In: B. Santana, C. Rossini e N. de L. Pretto. (Org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas polí­ticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (1994). Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra.

Gonzales, Z. K.; Baum, C. (2013). Desdobrando a teoria ator-rede: reagregando o social no trabalho de Bruno Latour. Polis e Psique.

Jacques, J. S. (2014). Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Maria.

Mallmann, E. M. (2008). Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina.

Okada, A. (2014). Competências chave para coaprendizagem na era digital: fundamentos, métodos e aplicações (pp. 99). Santo Tirso: Whitebooks.

Pretto, N. de L. (2012). Professores-autores em rede. In: B. Santana, C. Rossini e N. de L. Pretto. (Org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas polí­ticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital.

Santana, B. (2012). Materiais didáticos digitais e recursos educacionais abertos. In: B. Santana, C. Rossini e N. de L. Pretto. (Org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas polí­ticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital.

Starobinas, L. (2012). REA na educação básica: a colaboração como estratégia de enriquecimento dos processos de ensino-aprendizagem. In: B. Santana, C. Rossini e N. de L. Pretto. (Org.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas polí­ticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital.

Tarouco, L. M. R; Da Silva C. C. G; Grando, A. (2011). Fatores que afetam o reúso de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1, (julho).

Unesco/Col (2016). Guidelines for open educational resources (OER) in higher education. Vancouver.

Vygotsky, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes.

Wiley, D. A. (2000). The instructional use of learning objects: online version. USA: Association for Educational Communications and Technology. Acesso em 12 de dezembro, 2016, disponí­vel em http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc.

Wiley, D. A. (2014). OpenContent.org. Acesso em 12 de dezembro, 2016, disponí­vel em http://www.opencontent.org/definition/.

Zumthor, P. (2007). Performance, recepção e leitura. Trad. de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify.

Publicado

2017-05-31

Cómo citar

Sales Jacques, J. (2017). Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede. EaD Em Foco, 7(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i1.551

Número

Sección

Dossiê