Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento?
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v7i1.446Resumen
Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada
Palavras-chave: Acesso ao conhecimento, Recursos educacionais abertos,Formação de professores, Adaptação de recursos educacionais abertos.
Open Educational Resources: free access to knowledge?
Abstract
In this article we highlight the potential of Open Educational Resources (OER)to increase access to knowledge and the challenges of teachers to adapt these resources. Research had being carried out through methodological procedures of Design-Based Research, with a group of high school teachers who had participated in a Small Open Online Course. The aim of the course is to provide knowled ge about OER, which makes possible its integration in materials and teaching practices. This
work emphasizes the adaptation of OER. Data and preliminary analyzes indicate that OER adaptation is an activity that requires teachers knowledge of open licenses, copyrights, repositories, technological and pedagogical fluency, knowled ge to redistribute adapted OER. One of the difficulties was to find OER to high school purporse with license that allows the production of derivative work.
Keywords: Access to knowledge, Open rducational resources, Teacher training, Adaptation of open educational resources.
Descargas
Citas
Amiel, T. & Soares, T. C. (2015). Um método para auditoria de repositórios abertos com resultados da América Latina?. In: Anais da X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2015). Retirado de http://www.br-ie.org/pub/index.php/teste/article/view/5784
Butcher, N. (2011). A Basic Guide to Open Educational Resources?. British Columbia/Paris: COL e UNESCO, 2011. Retirado de http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002158/215804e.pdf
Declaração da Cidade do Cabo. (2007). Declaração da cidade do Cabo para Educação Aberta: Abrindo a promessa de Recursos Educativos Abertos. Recuperado de: http://www.capetowndeclaration.org/translations/portuguese-translation
Design-Based Research Collective. (2003). Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, 32(1), 5-8.
Recuperado de: http://www.designbasedresearch.org/reppubs/DBRC2003.pdf
Freire, P. (1999). Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
Yuan, L.& Powell, S. (2013). MOOCs and Open Education: Implications for Higher Education. A White Paper. JISC CETIS, available from: http://publications.cetis.ac.uk/2013/667
Hylén, J., Van Damme, D., Mulder, F., & D'Antoni, S. (2012). Open Educational Resources: Analysis of responses to the OECD country questionnaire. OECD Education Working Papers , No. 76, OECD Publishing. Reuperado de: http://dx.doi.org/10.1787/5k990rjhvtlv-en .
Maia, C.C.V. (2011). As diferenças entre softwares livres e gratuitos. Recuperado de
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/viewFile/2879/2838
Miao, F.; Mishra, S. & McGreal, R. (2016). Open Educational Resources: Policy, Costs and Transformation. Editors: Fengchun Miao, Sanjaya Mishra and Rory McGreal. UNESCO and Commonwealth of Learning, 2016 ISBN 978-1-894975-75-9. Retirado de http://oasis.col.org/handle/11599/2306
Monteiro, V. C. (2013). Recriar espaços e ambientes de aprendizagem: uma nova perspectiva sobre as comunidades virtuais de aprendizagem para jovens. Tese de doutoramento, Universidade Aberta. Recuperado de
https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2945
OLCOS Roadmap (2012). Open Educational Practices and Resources. Recuperado de
http://www.olcos.org/cms/upload/docs/olcos_roadmap.pdf
Wikipédia. (2016, junho 17). Software livre Wikipédia, a enciclopédia livre. Retrieved 14:04, junho 18, 2016 from https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Software_livre&oldid=45928779
UNESCO. (2012). Declaração REA de Paris. UNESCO, 2012. Retirado de http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/Events/Portuguese_Paris_OER_Declaration.pdf
UNESCO. (2015). Diretrizes para os Recursos Educacionais Abertos no Ensino Superior. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002328/232852por.pdf
Venturini, J. (2014). Recursos educacionais abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula.? / Vol. 11. - São Paulo : Ação Educativa, 2014. 64p. ISBN: 978-85-86382-37-6. Retirado de http://www.acaoeducativa.org/images/stories/pdfs/EmQuestao11_site.pdf
Wang, F., & Hannafin, M. J. (2005). Design-based Research and Technology-Enhanced Learning Environments. ETR&D, 53(4), pp. 5-23. Retirado de https://ideascale.com/userimages/sub-1/898000/panel_upload_12279/30221206.pdf
Wiley, D. A. (2014). The Access Compromise And The 5th R. 2014. Retirado de http://opencontent.org/blog/archives/3221
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.