Compreendendo a Importância das Competências Docentes na Educação a Distância: um olhar sobre um Curso Superior de Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.389Resumen
Este artigo analisa o grau das competências necessárias para a atuação docente na modalidade educacional a distância e aponta quais podem ser aprimoradas para o seu exercício laboral, em uma instituição de ensino superior ofertante de cursos na modalidade. A pesquisa envolve a participação de atores envolvidos com a modalidade que possuem interação com os docentes atuantes. A pesquisa define-se como de natureza descritiva com caráter de estudo de caso. Os instrumentos de coleta são questionários com questões de múltipla escolha, documentos, observação direta e bibliografias. O método de investigação possui delineamento quali-quantitativo e as análises de dados foram realizadas abordando: análise interpretativa e análise estatística de dados. Os resultados indicam que os resultados apresentados podem ser potencializados com aprimoramentos dos docentes acerca das competências técnicas, relacionadas ao domínio pedagógico e domínio comunicativo, e das competências comportamentais, relacionadas ao domínio técnico e domínio pedagógico.Descargas
Citas
Araújo, A. O; Oliveira, M. C. (1997). Tipos de pesquisa. Trabalho de conclusão da disciplina Metodologia de Pesquisa Aplicada a Contabilidade - Departamento de Controladoria e Contabilidade da USP. São Paulo.
Belloni, M. L. (2006) Educação a distância. 4. ed, Campinas: Autores Associados.
Benetti, K. C. (2008) Competências docentes para ead: análise da realidade do curso de graduação em administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Catapan, A. H. (2001). TERTIUM: o novo modo do ser, do saber e do apreender (construindo uma taxionomia para mediação pedagógica em tecnologia de comunicação digital). 289 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Fleury, A; Fleury, M. T. L. (2004). Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Guimarães, V. S. (2004). Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. 3. ed. Campinas, Papirus.
Klaes, L. S. (2005). Cooperativismo e ensino a distância. 270 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Konrath, M. L. P.; Tarouco, L. M. R.; Behar, P. A. (2009). Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Porto Alegre: CINTED-UFRGS, v.7, n.1.
Leme, R. (2005). Aplicação prática de gestão de pessoas por competências: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Masetto, M. T. (2003). Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus.
Moore, M.; Kearsley, G. (2013). Educação a distância: uma visão integrada. Edição Especial da Associação Brasileira de Educação a Distância. São Paulo: Thomson Learning.
Moretto, V. P. (2002). Construtivismo, a produção do conhecimento em aula. 3.ed. Rio de Janeiro: DP&A.
Notare, M. R; Behar, P. A. (2009). A comunicação matemática on-line por meio de ROODA Exata. In: Behar, P. A. (Org.). Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed.
Perrenoud, P. (1999). Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed.
Pimenta, S. G; Anastasiou, L. G. C. (2005). Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez.
Resende, E. (2003). O livro das competências: desenvolvimento das competências: a melhor auto-ajuda para pessoas, organizações e sociedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Rezende, F. A. (2004). Características do ambiente virtual construcionista de ensino e aprendizagem na formação de professores universitários. 246f. Dissertação (Mestrado em Multimeios): Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Vergara, S. C. (2007). Estreitando relacionamentos na educação a distância. Cadernos EBAPE.BR. Edição especial PDCA 2007.
Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Ed. Bookman.
Zarifian, P. (2001). Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.