Avaliação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem de Imunologia

Autores/as

  • Adriano Theodoro ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SAÚDE HERBERT JOSÉ DE SOUZA - FAETEC
  • Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira Doutora/Professora/Pesquisadora, Departamento de Imunobiologia/Instituto de Biologia/Universidade Federal Fluminense Outeiro São João Batista - Campus Valonguinho: Centro, Niterói - RJ CEP 24210-130: Brasil.
  • Claudia Marcia Borges Barreto Doutora/Professora/Pesquisadora, Departamento de Imunobiologia/Instituto de Biologia/Universidade Federal Fluminense Outeiro São João Batista - Campus Valonguinho: Centro, Niterói - RJ CEP 24210-130: Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.381

Resumen

Descrevemos o processo de criação colaborativa de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de acordo com os princípios das metodologias ativas de ensino e a sua avaliação. O ambiente virtual foi usado no apoio ao ensino presencial. Participaram dessa experiência híbrida de aprendizagem estudantes da disciplina Imunobiologia, oferecida no primeiro ano de um curso tradicional de graduação em Medicina. Ao término da disciplina, foi aplicado um questionário para avaliar a facilidade de uso e a percepção dos estudantes sobre a qualidade do aprendizado adquirido. A maioria dos estudantes que avaliaram a intervenção pedagógica afirmou que o ambiente foi fácil de usar, atendeu às expectativas de apoio ao ensino presencial e as atividades didáticas foram importantes para o aprendizado de habilidades como reflexão, pesquisa e discussão. Portanto, o ambiente virtual desenvolvido foi bem-sucedido e bem-aceito pelos estudantes.


Palavras-chave: Educação a distância, Moodle; Ensino de Imunologia, Mapa conceitual.
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Evaluation of a Virtual Learning Environment of Immunology

Abstract


We herein describe the process of collaborative creation and evaluation of a Virtual Learning Environment of Immunology according to the principles of active learning. The Web-based platform was used in support of face to face classroom teaching. First year Medicine undergraduate students attending Immunobiology? course participated in this blended learning experience. At the end of the course, a questionnaire was applied to evaluate the ease of use and the students' perception of the quality of the acquired learning. Most students assessed the educational intervention said that the environment was easy to use, supports the classroom teaching and the educational activities were important for learning skills such as reflection, research and discussion. Therefore, the developed virtual environment was successful and well accepted by the students.
Keywords: Distance learning, Moodle, Immunology teaching, Concept map.

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Biografía del autor/a

Adriano Theodoro, ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SAÚDE HERBERT JOSÉ DE SOUZA - FAETEC

Doutor/Professor/Pesquisador, Curso Técnico de Análises Clí­nicas/Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza/Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Rua Clarimundo de Melo, 847 - Quintino: RJ CEP 21311-280: Brasil.

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Publicado

2016-08-26

Cómo citar

Theodoro, A., Teixeira, G. A. P. B., & Barreto, C. M. B. (2016). Avaliação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem de Imunologia. EaD Em Foco, 6(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.381

Número

Sección

Estudos de Caso