Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i1.353Resumen
A realização de aulas viabilizadas por meio de recursos digitais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) em cursos presenciais é uma estratégia pertinente diante do atual contexto sociotécnico, que pode contribuir com o processo pedagógico e promover maior aproximação de aluno, professor e tutor. Assim, o objetivo do presente estudo foi estruturar e desenvolver os conteúdos de Biologia Celular, por meio do AVA Moodle, como estratégia pedagógica para os alunos do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante um semestre letivo, todos os estudantes do primeiro período tiveram acesso aos conteúdos on-line. As atividades mais acessadas foram os questionários sobre os componentes celulares e a bioquímica celular, seguidas por tarefas com pontuação e a visualização dos demais conteúdos do curso. Assim, diante de um cenário com ampla inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos espaços individuais, sociais e profissionais, as universidades precisam repensar as possibilidades de desenvolvimento de propostas pedagógicas a partir de modelos de aprendizagem híbridos, ou seja, que combinam estratégias de ensino e aprendizagem on-line e presencial, conferindo maior flexibilidade e autonomia aos estudantes.
Palavras-chave: Moodle; Enfermagem; Biologia celular.
Contribution of the Distance Education on a Curricular Unit of Nursing Course
Abstract
The realization of lectures supported by digital resources in digital learning environments (DLE) in traditional classroom courses is an appropriate strategy given the current technical-social context of the student. DLEs can contribute to the educational process and promote approximation of student, teacher and tutor. The objective of this study was to structure and develop Cell Biology content through the VLE Moodle, as a pedagogical strategy for students of the first period of the Nursing DLE Moodle, as a pedagogical strategy for students in the first contact with the undergraduate nursing course or the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). During one semester, all students had access to the online content of the course. The most accessed activities were questionnaires on cell components and biochemistry, followed by scored exercises and visualization of other resources of the course. Faced with a scenario with broad integration of digital information and communication technologies (DICT) in individual, social and professional spaces, universities need to rethink the possibilities of development of education projects based on hybrid learning models, that is, combine teaching strategies, e-learning techiniques and traditional lectures providing greater flexibility and autonomy to students.
Keywords: Moodle; Nursing; Cell biology.
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