Plano Individualizado de Transição: Caminhos para o Alfaletramento de Adultos com Deficiência Intelectual
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2537Palabras clave:
Processo de transição, Vida independente, Educação especial e inclusivaResumen
O presente artigo insere-se na temática do processo de transição educacional para a vida independente, contribuindo para a discussão e reflexão acerca das práticas que favorecem a autonomia dos sujeitos no contexto educacional e social. A pesquisa de caráter metodológico qualitativo investiga como o Plano Individualizado de Transição (PIT) pode contribuir para o processo de transição para a vida independente de adultos com deficiência intelectual com foco nas necessidades de alfaletramento. Realizada através de estudo de caso, contou com o uso de tecnologias e ferramentas digitais como forma de possibilitar a interação e a aprendizagem dos sujeitos de maneira significativa. O estudo enfatiza a necessidade de investigar práticas pedagógicas individualizadas visando a transição da escola para a vida independente, que atendam às necessidades e interesses dos sujeitos. A análise de dados, realizada por meio da triangulação de instrumentos (Inventário de Habilidades, fichas de planejamento e o PIT), permitiu observar avanços nas habilidades de leitura, escrita, alfabetização matemática e autonomia funcional. Os resultados indicam que a implementação de um PIT personalizado pode potencializar o processo de transição da escola para a vida independente, promovendo maior inclusão social e participação ativa do sujeito em seu contexto cotidiano.
Palavras-chave: Processo de transição. Educação Especial e Inclusiva. Vida independente.
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