Aceitação de Tecnologia no Ensino Superior de Administração: um Estudo com Docentes que Usam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) nas Universidades do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2431Palabras clave:
Aceitação, Modelo TAM, Universidades, AVA, Ensino de administraçãoResumen
Objetivou-se nesta pesquisa investigar fatores que influenciam a aceitação das TICs no ensino superior, em especial o AVA, por parte dos docentes do curso de Administração de diferentes instituições do Rio Grande do Sul (RS). O estudo explorou as variáveis do modelo TAM (Technology Acceptance Model), sendo elas: a Utilidade percebida (UP), a Facilidade de uso (FU), a Atitude em Relação à Tecnologia (ART) e a Intenção Comportamental (IC), sendo incluídas ao modelo variáveis externas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, realizado por meio de uma pesquisa survey com 118 docentes de 26 instituições públicas e privadas do RS. A análise foi realizada por meio da modelagem de equações estruturais, apoiada pelo software SmartPLS-SEM. Identificou-se que a utilidade percebida da plataforma é a variável que mais influencia os docentes pesquisados quanto a sua intenção de utilizar o AVA, sendo seguida pela sua atitude (positiva ou negativa) em relação à tecnologia. A satisfação percebida com a tecnologia e a autoeficácia dos docentes do curso de Administração das universidades pesquisadas mostraram-se como os principais preditores da utilidade percebida e da facilidade de uso do AVA. Já as normas subjetivas, a experiência e a ansiedade com o uso do computador não demonstraram influência significativa no modelo testado. O estudo amplia o conjunto de dados empíricos relacionados às discussões sobre o modelo TAM. Ademais, na pesquisa evidencia-se não apenas a receptividade positiva dos docentes em relação ao AVA, como também se destaca a importância de oferecer cursos de capacitação que promovam maior familiaridade dos professores com a plataforma.
Palavras-chave: Aceitação. Modelo TAM. Universidades. Ensino de administração. AVA. .
Descargas
Citas
ABDULLAH, F.; WARD, R. Developing a General Extended Technology Acceptance Model for E-Learning (GETAMEL) by analysing commonly used external factors. Computers in Human Behavior, v. 56, p. 238–256, 2016.
AL-GAHTANI, S, S. Empirical investigation of e-learning acceptance and assimilation: A structural equation model. Applied Computing and Informatics, v. 12, n. 1, p. 27-50, 2016.
AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational behavior and decision processes. Theory of Planned Behavior, v. 50, n. 2, p. 179–211, 1991.
CARNEIRO, L. et al. Uso de tecnologias no ensino superior brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n.8, 2020.
CHAGURI JR, J, C et al. Utilização do ava moodle e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem: um relato de experiência da plataforma em uma disciplina de ciências humanas voltada à saúde. Revista Transformar, v. 13, n. 2, 2019.
COHEN, J. Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. 2. ed. New York: Psychology Press, 1988.
COHEN, J. Quantitative methods in psychology: A power primer. Psychological Bulletin, v. 112, n. 1, p. 155-159, 1992.
COSTA, A.; SILVA, A. Um Estudo Da Aplicação Do Modelo De Aceitação De Tecnologias Na Educação Superior Com Foco Nos Ambientes Virtuais De Aprendizagem. EaD em Foco, v. 4, n. 2, 2014.
DAVIS, F, D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319–340,1989.
DAVIS, F, D.; BAGOZZI, R, P.; WARSHAW, P, R. Extrinsic and Intrinsic Motivation to Use Computers in the Workplace. Journal of Applied Social Psychology, v. 22, n. 14, p. 1111–1132, 1992.
De SOUZA, D, A.; GONÇALVES, S, C. A Educação à Distância: um estudo sobre o ambiente virtual de aprendizagem Moodle Belo Horizonte, SCIAS Edu., Com., Tec., v.5, n.2, p. 56-73, 2023.
DECI, E, L.; RYAN, R, M. The general causality orientations scale: Self-determination in personality. Journal of Research in Personality, v. 19, n. 2, p. 109–134, 1985.
DOS SANTOS SILVA, S, L.; DE MIRANDA, A, C, C.; CEOLIN, A, C. Concepções dos docentes quanto à aceitação e uso de ferramentas tecnológicas no curso de administração de instituições públicas. Revista dos Mestrados Profissionais, v. 10, n. 2, p. 153-171, 2021.
FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, attitude, intention and behavior: an introduction to theory and research. Reading, MA, USA: Addison-Wesley, 1975.
FULLAN, M. Stratosphere: Integrating Technology, Pedagogy, and Change Knowledge. Toronto: Pearson, 2013.
FÜLÖP, M, T. et al. The role of universities’ sustainability, teachers’ wellbeing, and attitudes toward e-learning during COVID-19. Frontiers in Public Health, v. 10, 2022.
GHAZAL, S.; AL-SAMARRAIE, H.; ALDOWAH, H. “I am still learning”: Modeling LMS critical success factors for promoting students’ experience and satisfaction in a blended learning environment. IEEE Access, v. 6, p. 77179-77201, 2018.
HAIR, J, F. et al. When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, v. 31, n. 1, p. 2–24, 2019.
HUANG, F.; TEO, T.; GUO, J. Understanding English teachers’ non-volitional use of online teaching: A Chinese study. System, v. 101, p. 1-11, 2021.
HERNÁNDEZ-RAMOS, P, J. et al. Teachers’ attitude regarding the use of ICT. A factor reliability and validity study. Computers in Human Behavior, v. 31, n. 1, p. 509–516, 2014.
IBGE. (2021). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/panorama Acesso em: 08 de ago. 2022.
JACOMETTI, M.; VIEIRA, A, P.; SANCHES, M, A, B. Institucionalização do ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Paraná. Revista de Ciências da Administração, v. 25, n. 65, p. 15, 2023.
LAVIDAS, K. et al. University students’ intention to use search engines for research purposes: A structural equation modeling approach. Education and Information Technologies, v. 25, n. 4, p. 2463–2479, 2020.
LEGATE, A, E. et al. PLS-SEM: Prediction-oriented solutions for HRD researchers. Human Resource Development Quarterly, v. 34, n. 1, p. 91–109, 2023.
LIN, C.; SINGER, R.; HA, L. Why university members use and resist technology? A structure enactment perspective. Journal of Computing in Higher Education, v. 22, n. 1, p. 38–59, 2010.
LIU, S.-H.; LIAO, H, L.; PRATT, J, A. Impact of media richness and flow on e-learning technology acceptance. Computers & Education, n. 52, v.3, p. 599–607, 2009.
MAILIZAR, M.; ALMANTHARI, A.; MAULINA, S. Examining teachers’ behavioral intention to use e-learning in teaching of mathematics: An extended tam model. Contemporary Educational Technology, v. 13, n. 2, p. 1– 16, 2021.
MARTÍN-GARCÍA, A, V.; MARTÍNEZ-ABAD, F.; REYES-GONZÁLEZ, D. TAM and stages of adoption of blended learning in higher education by application of data mining techniques. British Journal of Educational Technology, v. 50, n. 5, p. 2484–2500, 2019.
MARTINS, D, D.; TIZIOTTO, S, A.; CAZARINI, E, W. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs). Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 15, 2016.
MATARIRANO, O. et al. External factors affecting blackboard learning management system adoption by students: Evidence from a historically disadvantaged higher education institution in South Africa. South African Journal of Higher Education, v. 35, n. 2, p. 188–206, 2021.
MUHAIMIN, H. et al. Predicting factors affecting intention to use web 2.0 in learning: Evidence from science education. Journal of Baltic Science Education, v. 18, n. 4, p. 595–606, 2019.
NGUYEN, V, K, L. et al. Assessing Student’s Adoption of E-Learning: an Integration of Tam and Tpb Framework. Journal of Information Technology Education: Research, v. 21, p. 297–335, 2022.
PARKMAN, S.; LITZ, D.; GROMIK, N. Examining pre-service teachers’ acceptance of technology-rich learning environments: A UAE case study. Education and Information Technologies, v. 23, n. 3, p. 1253–1275, 2018.
PEREIRA, D, A, C.; BARBOSA, L, S.; FILHO, J, L. O uso da plataforma moodle para o e-learning na universidade do estado do amazonas - uea: possibilidades e desafios, v. 4, n. 2, p. 1–14, 2023.
RAMIM-UI, H, M. et al. Managing Blended Human- Robot Collaboration (HRC) Challenges in Industrial Systems: A Review. Journal of Engineering and Technology (JET), v. 16, n. 1, p.14-25, 2024.
REVYTHI, A.; TSELIOS, N. Extension of technology acceptance model by using system usability scale to assess behavioral intention to use e-learning. Education and Information Technologies, v. 24, n. 4, p. 2341–2355, 2019.
ROCHA, S, S, D.; JOYE, C, R.; MOREIRA, M, M. A Educação a Distância na era digital: Tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online. Research, Society and Development, v.9, n.6, p. 1-17, 2020.
ROGERS, E, M. Diffusion of Innovations - Chapter 4. New York: Free Press. 1995. Acesso: 23/05/2022 Disponível em: http://ocw.metu.edu.tr/file.php/118/Week9/rogers-doi-ch5.pdf
SALATIEL, E, M. et al. O papel do professor em Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVA) na visão do corpo docente da Universidade Pitágoras Unopar. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.17, n.1, p. 5960-5976, 2024.
SÁNCHEZ-PRIETO, J, C.; OLMOS-MIGUELÁÑEZ, S.; GARCÍA-PEÑALVO, F, J. Informal tools in formal contexts: Development of a model to assess the acceptance of mobile technologies among teachers. Computers in Human Behavior, v. 55, p. 519-528, 2016.
SANTOS, C, E, R. et al. Acessibilidade digital em ambientes virtuais de aprendizagem: Uma revisão sistemática. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 2021.
SELWYN, N. Education and Technology: Key Issues and Debates. London: Continuum, 2011.
SMITH, B. et al. Review of the construct of computer experience. Computers in Human Behavior, v. 15, n. 2, p. 227–242, 1999.
TAAT, M. S.; FRANCIS, A. Factors Influencing the Students’ Acceptance of E-Learning at Teacher Education Institute: An Exploratory Study in Malaysia. The International Journal of Higher Education, v.9, n.1, p.133–141, 2019.
TANG, T, T.; NGUYEN, T, N.; TRAN, H, T, T. Vietnamese Teachers’ Acceptance to Use E-Assessment Tools in Teaching: An Empirical Study Using PLS- SEM. Contemporary Educational Technology, v.14, n.3, 2022.
TEO, T. Technology acceptance in education. Springer Science & Business Media. Sense, P. 221, 2011.
TEO, T.; HUANG, F.; HOI, C, K, W. Explicating the influences that explain intention to use technology among English teachers in China. Interactive Learning Environments, v. 26, n. 4, p. 460–475, 2018.
TEO, T.; NOYES, J. An assessment of the influence of perceived enjoyment and attitude on the intention to use technology among pre-service teachers: A structural equation modeling approach. Computers & education, v. 57, n. 2, p. 1645-1653, 2011.
UIT, Union International des Télécommunications. (2019). The State of Broadband. Disponível em: https://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Pages/publications/state-of-broadband.aspx Acesso em: 20 de maio. 2023.
VALENTE, J. A. Pesquisa sobre formação de professores e integração de tecnologias. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 13, n. 2, p. 251–262, 2005.
VASCONCELOS, C, R, D.; JESUS, A, L, P.; SANTOS, C. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação a distância (EAD): um estudo sobre o moodle. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. 15545–15557, 2020.
VENKATESH, V. et al. User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003.
VENKATESH, V.; BALA, H. Technology Acceptance Model 3 and a Research Agenda on Interventions. Decision Sciences, v. 39, n. 2, p. 273–315, 2008.
VENKATESH, V.; DAVIS, F, D. A theoretical extension of the technology acceptance model: four longitudinal field studies. Management Science, v. 46, n. 2, p. 186-204, 2000.
VIEIRA, K, M.; KUNKEL, F, I, R.; RIGHI, M, B. Desenvolvimento e validação do modelo pls-pm aplicado à satisfação dos alunos de uma instituição de ensino superior. Perspectiva, v.36, n.134, p.109-124, 2012.
ZAMZAMI, I. The Factors Influencing the Acceptance of Web-Based E-Learning System Among Academic Staffs of Saudi Arabia. Future Computing and Informatics Journal, v. 6, n. 2, p. 111–123, 2021.
ZHAO, Y.; WANG, N.; LI, Y.; ZHOU, R. Do cultural differences affect users’ e-learning adoption? A meta-analysis. British Journal of Educational Technology, v.52, n.1, p. 20–41, 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 EaD em Foco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.