NOTAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Simone Becher Araujo Moraes UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.229

Resumo

Este artigo faz uma retomada sobre a questão da avaliação em Educação a Distância, trazendo para reflexão alguns elementos teóricos e práticos dentro dessa temática, destacando suas principais características, metodologias e perspectivas. O presente trabalho está embasado em pesquisa bibliográfica de autores relevantes da área. A partir da coleta de dados, pôde-se verificar a preocupação com os métodos avaliativos em Educação a Distância, principalmente no que se refere à avaliação do processo de construção do conhecimento e ao acompanhamento do professor. Pôde-se verificar também certa insegurança em relação à avaliação da aprendizagem no âmbito dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), uma vez que ainda têm sido necessárias e exigidas legalmente avaliações presenciais. Este estudo pretende atentar para a importância de constantes pesquisas sobre o tema avaliação em EaD, visto que se deseja evitar a repetição dos equívocos da educação presencial, que tem sido caracterizada pelo modelo de avaliação punitiva e preocupada prioritariamente, na maioria dos casos, com resultados quantitativos.

Palavras-chave: Avaliação. Educação a Distância. Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Simone Becher Araujo Moraes, UFSM

Licenciada em Filosofia, especialista em TIC aplicadas a educação e Mestre em Educação pela UFSM.

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Publicado

28-08-2014

Como Citar

Moraes, S. B. A. (2014). NOTAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EaD Em Foco, 4(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.229

Edição

Seção

Artigos Originais