O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL: DESAFIOS À BUSCA DA INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Maria D.F. Bastos Fundação CECIERJ
  • Maria de Fátima C. M. Gomes UFRJ
  • Lenise Lima Fernandes UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.21

Resumo

O artigo analisa a contribuição do Programa Pré-Vestibular Social (PVS), inserido na Fundação Cecierj: Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, no enfrentamento de algumas barreiras de acesso ao Ensino Superior nesse estado. Diversas expressões de exclusão/inclusão são utilizadas como fio condutor da análise, partindo-se do princípio de que o desenvolvimento de ações educativas complementares e as informações são fundamentais para favorecer o acesso de estudantes de baixa renda a instituições de Ensino Superior, em especial nas universidades públicas, que historicamente têm sido elitizadas, sobretudo nos bacharelados formadores de profissionais liberais. Para este estudo, foi feita uma revisão da literatura sobre o tema, especialmente sobre a questão da exclusão, bem como foram utilizadas matérias em jornais, sites da internet, dados estatísticos produzidos pelo PVS e por órgãos de pesquisa especializados. O trabalho demonstra a relevância do programa e de seus resultados, embora aponte algumas alternativas para a sua expansão e melhoria tais como: a ampliação de polos em diferentes municípios e a melhoria da infraestrutura nos já existentes, o aperfeiçoamento de professores através da criação de estratégias/incentivos que garantam a qualidade do curso, a capacitação tanto de alunos como de professores na área de informática, a implementação da disciplina de língua estrangeira (inglês) com metodologia EAD, a ampliação do leque de alternativas culturais aos alunos e professores. Finalmente, destaca-se como desafio a inclusão de alunos de baixa renda, deficientes visuais e auditivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria D.F. Bastos, Fundação CECIERJ

Diretora do Pré-Vestibular Social da Fundação CECIERJ, Assistente Social, Mestre em Serviço pela PUC-RJ, Doutora em Serviço Social pela Columbia University-Nova York / PUC-SP. Professora aposentada da UFRJ, tendo lá exercido os cargos de Superintendente de Ensino da Sub-Reitoria de Graduação e Diretora da Escola de Serviço Social.

Maria de Fátima C. M. Gomes, UFRJ

Doutora em Serviço Social pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora Titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Lenise Lima Fernandes, UFRJ

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora Adjunta da Escola de Serviço Social - UFRJ.

Downloads

Publicado

15-04-2010

Como Citar

Bastos, M. D., Gomes, M. de F. C. M., & Fernandes, L. L. (2010). O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL: DESAFIOS À BUSCA DA INCLUSÃO SOCIAL. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.21

Edição

Seção

Artigos Originais