O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1505

Resumo

Com a crise sanitária causada pela COVID-19 diversas áreas no mundo foram modificadas. No cenário educacional não foi diferente, entre essas modificações, a necessidade do fechamento das instituições escolares de forma repentina, passando a exigir um novo modelo educacional, a partir de uma maior utilização das tecnologias e o cumprimento de medidas para a prevenção à disseminação do vírus. Nesse cenário, este estudo tem em sua gênese, a percepção dos estudantes e professores sobre o ensino da Matemática durante a pandemia do Novo Coronavírus. Foi baseado em uma abordagem quali-quantitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso, a partir da análise de um questionário on-line respondido por 03 (três) professores de Matemática e 69 (sessenta e nove) estudantes, ambos do Ensino Médio da cidade de Desterro-PB, cujo objetivo principal foi apresentar a percepção dos professores de Matemática e dos estudantes do Ensino Médio da referida cidade sobre as aulas remotas de Matemática durante a pandemia. O trabalho teve como fundamentação teórica os estudos dos autores Costa (2020), Cordeiro (2020), Vercelli (2020), Garcia (2020), Motin (2020) entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o ensino remoto emergencial é um desafio para o ensino e aprendizagem, pois este surgiu de maneira inesperada para todos os envolvidos e, embora muitos estudos passaram a abordar esse tema, ainda estamos lhe dando com algo novo, que carece ser revisto e moldado para se tornar acessível a todos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

CHIMENTíO, Lilian Kemmer. O significado da Formação Continuada Docente. 4° CONPEF. Congresso Norte Paranaense de Educação Fí­sica Escolar. - Londrina, Paraná, 2009.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, 2020.

COSTA, Antônia Erica Rodrigues; NASCIMENTO, Antônio Wesley Rodrigues do; os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no brasil. Maceió – AL. 2020.

D"™AMBROSIO, Ubiratam. Educação Matemática. 2 ed. Papirus: Campinas, 1996.

FRIZON, Vanessa; LAZZARI, Marcia De Bona; SCHWABENLAND, Flavia Peruzzo; TíBOLLA, Flavia Rosane Camillo. A formação de professores e as tecnologias digitais. Formação de professores, complexidade e trabalho docente – EDUCERE – XII congresso nacional de educação – PUC PR, 2015.

GARCIA, Tânia Cistina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto e RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.

LOTTENBERG, Cláudio. Volta í s aulas presenciais deve ser o objetivo. Veja. 2021. Disponí­vel em

https://veja.abril.com.br/blog/coluna-claudio-lottenberg/volta-as-aulas-presenciais-deve-ser-o-objetivo/. Acesso em 16 de março de 2021.

MORAN, José Manoel. Desafios na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007b. p. 162-166.

MOREIRA, Maria Eduarda Souza et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Brazilian Journal of health Review, 2020. Disponí­vel em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/11584. Acesso em: 03 fev. 2021.

MOTIN, Mara Francieli et al. O ensino remoto de disciplinas do eixo da matemática em tempos de pandemia, 2020.

MOURA, Ivan Rodrigues de; AMARAL, Vilani Ferreira Feitosa. Fatores que interferem na motivação para o aprendizado da matemática. Fortaleza – CE. 2019.

OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa. Tic"™s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno, 2015.

PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho cientí­fico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SANTOS, Inês Grasiela Dalmolin dos; SOUZA, José Ricardo. Educação matemática e mí­dias tecnológicas: uma possibilidade para a ação educativa? Estudo da porcentagem na 6ª série. 2010.

SANTOS, Remilda Porfí­rio dos; JÚNIOR, José Márcio Martins do Nascimento; DIAS, Marcos Antônio de Araújo. As dificuldades e desafios que os professores enfrentam com as aulas remotas emergencial em meio a pandemia atual. Canedu – VII congresso nacional em educação. Maceió – AL. 2020.

SILVA, Silvio Luiz; SILVA Rutz da; ANDRADE, André Vitor Chaves; BRINATTI, André Maurí­cio. Ensino remoto emergencial. -- Ponta Grossa,PR : Ed. dos Autores, 2020.

SILVA, A. Formação Inicial de Professores de Matemática - Vivências Propiciadas Pelo Projeto PIBID. IV Jornada Nacional de Educação Matemática "” XVII Jornada Regional de Educação Matemática "” Universidade de Passo Fundo, 2012.

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 13, n. 2, Mai/Ago 2020.

Downloads

Publicado

24-08-2021

Como Citar

Gonçalves, F. D. S. L. ., & Cunha , . D. da S. . (2021). O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1505

Edição

Seção

Artigos Originais