O Fórum e a Aprendizagem Ativa na EAD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1419

Resumen

Este estudo visa apresentar reflexões sobre o fórum como ferramenta para uma aprendizagem mais ativa na Educação a Distância (EAD), propondo práticas educativas e formas de postagem – baseadas em aportes da neurociência e nos resultados de pesquisa – com a intenção de estimular a interatividade nos fóruns e a apropriação mais profunda e significativa do conhecimento. O problema gerador do estudo foi a baixa participação dos alunos nos fóruns de disciplinas de graduação à distância. No entanto, com a pesquisa, observou-se que a frequência de acesso aos fóruns é alta, porém a participação ativa é baixa, o que evidencia a necessidade de ser constantemente estimulada com posts que gerem interação efetiva; com mediação próxima, adequada e constante; e com orientações de boas práticas para atuação nos fóruns voltadas a professores, mediadores e alunos. Percebemos que os alunos buscam os fóruns para esclarecer dúvidas e também para mostrar sua opinião, buscar acolhimento e ter senso de pertencimento à comunidade, fatores de forte influência no processo de aprendizagem. A pesquisa quali-quantitativa utilizou a metodologia do Design Thinking e contou com análise de SWOT e observação sistemática dos fóruns, grupos focais com alunos, entrevistas com dirigentes e facilitadores de uma universidade, a experiência das autoras como facilitadoras de aprendizagem e questionário respondido por 1865 alunos de graduação a distância.


Palavras-chave: Aprendizagem ativa. Neurociência. EAD. Interação. Fórum.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Melanie Retz Godoy dos Santos Zwicker, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Karen Dias de Sousa, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Estudos da Linguagem / Universidade Estadual de Campinas. 

 

Rosivânia Santos de Jesus, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – Universidade de São Paulo. 

 

Luciana Cristina de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Campinas.

Citas

CAVALCANTI, C. M. C. Design Thinking como metodologia de pesquisa para concepção de um ambiente virtual de aprendizagem centrado no usuário. Anais do SIED: EnPED, 2014. Disponí­vel em: http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/issue/view/3. Acesso em: 10 set. 2020.

COSENZA, R.; GUERRA, L. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DAMíSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

FILATRO, A; CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, í distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice/Revista dos tribunais, 1990.

JUNQUEIRA, E. S. Tutores em Ead: Teorias e Práticas. Fortaleza: Dummar, 2018.

MAYER, R. E. Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

KENSKI, V. M. et al. Modelo Pedagógico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. São Paulo: Univesp, 2017.

SHACTER, D. L. Os sete pecados da memória: como a mente esquece e lembra. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

Publicado

2021-07-22

Cómo citar

Zwicker, M. R. G. dos S. ., Sousa, K. D. de ., Jesus, R. S. de, de Souza, L. C., & Azevedo, R. J. de. (2021). O Fórum e a Aprendizagem Ativa na EAD . EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1419

Número

Sección

Estudos de Caso