Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1051

Resumo

O estudo objetiva descrever a experiência e desafios de famílias na adaptação do Ensino Remoto para a educação infantil no contexto inicial da pandemia de COVID-19. Metodologia: Relato de experiência reflexivo fundamentado nas leis nacionais de educação e no viés filosófico e existencialista de Viktor Frankl. Para discussão se configuraram três categorias: 1) Dificuldades apresentadas nas primeiras aulas remotas; 2) Questionando o aprendizado das crianças através do Ensino Remoto e 3) Priorizando a saúde mental durante o isolamento. Conclusão: Os futuros modelos de educação a distância devem considerar o contexto socioeconômico e familiar da população, desenvolver melhores ferramentas que incluam um ensino lúdico e adequado para cada faixa etária e garantir que os professores sejam atualizados nos modelos tecnológicos de forma permanente. Sugere-se a realização de pesquisas sobre o nível de aprendizagem das crianças na modalidade Ensino Remoto e conhecer as experiências dos professores na adaptação profissional deste modelo.

Palavras-chave: Educação a distância. Política educacional. Educação Infantil. Isolamento social. Pandemia de COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Yolanda Bueno Bejarano Vale de Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, Neuropsicologa, Logoterapeuta e Coach. Doutoranda e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS), Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), Universidade Federal Fluminense -UFF. Niterói, Rio de Janeiro-Brasil.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, Doutora em Enfermagem, Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem,  Professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ASSOCIAÇíO NOVA ESCOLA. NOVA ESCOLA. BNCC para a educação infantil. 2020. Disponí­vel em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/138/bncc-para-a-educacao-infantil-baixe-em-pdf-o-livro-digital Acesso em: 25 de Apr. 2020.

BRASIL. LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei no 9.39496. Disponí­vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em 28 de mar.2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum curricular, Educação é a Base. 2018. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 22 de mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Perguntas e respostas Conselho Nacional de Educação esclarece principais dúvidas sobre o ensino no paí­s durante pandemia do coronavirus 31 de março de 2020. 2020b.Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/12-acoes-programas-e-projetos-637152388/87161-conselho-nacional-de-educacao-esclarece-principais-duvidas-sobre-o-ensino-no-pais-durante-pandemia-do-coronavirus Acesso em: 23 de Apr. 2020.

Publicado

29-09-2020

Como Citar

Medeiros, A. Y. B. B. V. de, Pereira, E. R. ., & Silva, R. M. C. R. A. . (2020). Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1051