Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1051

Resumen

O estudo objetiva descrever a experiência e desafios de famílias na adaptação do Ensino Remoto para a educação infantil no contexto inicial da pandemia de COVID-19. Metodologia: Relato de experiência reflexivo fundamentado nas leis nacionais de educação e no viés filosófico e existencialista de Viktor Frankl. Para discussão se configuraram três categorias: 1) Dificuldades apresentadas nas primeiras aulas remotas; 2) Questionando o aprendizado das crianças através do Ensino Remoto e 3) Priorizando a saúde mental durante o isolamento. Conclusão: Os futuros modelos de educação a distância devem considerar o contexto socioeconômico e familiar da população, desenvolver melhores ferramentas que incluam um ensino lúdico e adequado para cada faixa etária e garantir que os professores sejam atualizados nos modelos tecnológicos de forma permanente. Sugere-se a realização de pesquisas sobre o nível de aprendizagem das crianças na modalidade Ensino Remoto e conhecer as experiências dos professores na adaptação profissional deste modelo.

Palavras-chave: Educação a distância. Política educacional. Educação Infantil. Isolamento social. Pandemia de COVID-19.

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Biografía del autor/a

Angelica Yolanda Bueno Bejarano Vale de Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo, Neuropsicólogo, Logoterapeuta y Coach.
Estudiante de doctorado y Máster en Ciencias de la Salud (PACCS),
Escuela de Enfermerí­a Aurora de Afonso Costa (EEAAC),
Universidade Federal Fluminense -UFF. Niterói, Rí­o de Janeiro-Brasil.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo, Doctor en Enfermerí­a, Profesor Titular de la Facultad de Enfermerí­a de la Universidad Federal Fluminense.Psicóloga, Doutora em Enfermagem, Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Doctorado en Enfermerí­a, Profesor Titular de la Facultad de Enfermerí­a de la Universidad Federal Fluminense.

Citas

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Publicado

2020-09-29

Cómo citar

Medeiros, A. Y. B. B. V. de, Pereira, E. R. ., & Silva, R. M. C. R. A. . (2020). Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1051