Os Fatores Motivacionais de Escolha do Ensino a Distância: uma Abordagem sobre um Polo de Apoio Presencial de uma Instituição de Ensino Superior

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1044

Resumen

Os fatores que motivam o estudante no ensino na modalidade a distância (EaD) vêm sendo amplamente debatidos na educação. Nesse contexto, o presente artigo aborda a temática no que se refere aos fatores motivacionais na percepção dos estudantes de um polo de apoio presencial de uma universidade de ensino a distância, com o propósito de identificar o perfil demográfico e os fatores motivacionais que levaram esses alunos a optar por essa modalidade de ensino, levando-se em consideração a instituição de ensino e o polo de apoio presencial. Os fatores de influência foram analisados à luz do comportamento do consumidor, amplamente discutidos em diversos estudos. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa, utilizando-se da coleta de dados por meio da aplicação de um questionário aos estudantes, utilizando-se da escala Likert como opções de respostas, posteriormente analisadas com a utilização de métodos estatísticos que caracterizou a amostra com o cruzamento das informações. Os resultados apontam que os estudantes do polo de apoio presencial, possuem as características demográficas de uma amostra jovem e em idade laboral, motivados pelo ensino a distância devido a flexibilidade de seus horários, os valores dos cursos e a oportunidade de promoção profissional na área em que atuam. Dessa forma, conclui-se que o principal fator motivacional para a escolha do ensino a distância são decisões pessoais que estão intimamente ligadas ao tempo e regidas pelas novas tendências do mercado de trabalho.

Palavras-chave: Ensino a distância. Polos presenciais. Estudantes. Fatores motivacionais.

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Publicado

2020-11-17

Cómo citar

Fagundes, M. A. B. F., Sausen, J. O., & Vieira, E. P. (2020). Os Fatores Motivacionais de Escolha do Ensino a Distância: uma Abordagem sobre um Polo de Apoio Presencial de uma Instituição de Ensino Superior. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1044

Número

Sección

Artí­culo de investigación