State of Knowledge on Virtual Communities of Practice in Brazilian Thesis and Dissertations

Authors

  • Daniela Mendes Vieira da Silva Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-0485-4471
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-5543-6627
  • Victor Augusto Giraldo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2246-6798

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.766

Abstract

This article presents a state of knowledge about virtual communities of practice (VCP) in Brazilian theses and dissertations published until August 2018. This paper presents a brief review of the literature of the research methodology of the state of knowledge type, highlighting its main characteristics and delimiting its scope of search. The contributions of the eight selected papers were organized into related categories and discussed from their authors, as recommended by the literature. As a conclusion, we highlight the importance of VCP as virtual communities that bring together professionals with common interests and, according to the authors, facilitates and promotes the sharing of ideas, promotion of new knowledge in a collective and integrated manner, with indications of professional development.

Keywords: Virtual communities of practice. State of knowledge. Professional development.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Matemática da UFRJ, com Estágio Pós-Doutoral no Programa de Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ, Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP, Mestrado em Modelagem Computacional pela UERJ e Licenciatura em Matemática pela UFRRJ. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UFRJ) e Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro. Lí­der do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inclusão e Formação de Professores de Matemática, cadastrado no CNPq. Foi Professor do Departamento de Matemática da FFP/UERJ, onde atuou como Coordenador de Graduação em Matemática, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT/UERJ) e, também, Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Procientista UERJ/FAPERJ). Antes disso, foi Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, Coordenador de Matemática nas Diretorias de Extensão e de Mí­dias Digitais da Fundação CECIERJ, Professor Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da UFF, Coordenador de Tutoria do Programa de Formação de Professores de Matemática do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Matemática dos Programas de Formação Continuada da SEEDUC-RJ/CECIERJ. Além disso, foi Professor Substituto nas áreas de Matemática e Educação Matemática na UFRJ, na UERJ e na UFRRJ, além ter sido bolsista de desenvolvimento de projetos em EaD na UNIRIO, e professor na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Educação Matemática Especial e Inclusiva, Formação do Professor de Matemática,Tutoria e Gestão de Cursos a Distância.

 

References

BORBA, M. C.; GADANIDIS, G. Virtual communities and networks of practicing mathematics teachers - the role of technology in collaboration. In: KRAINER, K.; WOOD, T. (Eds.). Participants in mathematics teacher education. Rotterdam: Sense, 2008. p. 181-206.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P. Seres humanos-com-internet ou internet-com-seres humanos: uma troca de papéis? Relime, Vol. 19 (2), 2016.

CORREIA, M. P. L. Aprendizagem e compartilhamento de conhecimento em comunidades virtuais de prática: estudo de caso na comunidade virtual de desenvolvimento de software livre DEBAN-BR-CDD. Dissertação de mestrado. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2007.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas do tipo estado da arte?. Educação & Sociedade, ano XXIII, v. 22, n. 79, 257-272, 2002. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf

GIOSTRI, E. C. (2008). Comunidades virtuais de prática como alternativa na formação continuada de docentes na educação superior tecnológica. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.

LEONEL, A. A. Formação continuada de professores de Fí­sica em exercí­cio na rede pública estadual de Santa Catarina: lançando um novo olhar sobre a prática. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

MATOS, E. S. Desenvolvimento de uma comunidade virtual de prática como apoio í gestão da tecnologia da informação do Instituto Federal da Bahia: uma proposta de aplicação do Sistema de Gestão de Aprendizagem Amadeus. Dissertação de mestrado. Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2013.

PEREIRA, M. V. M. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação: o ensino superior em música como objeto. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 221-233, jul./dez. 2013.

PREVEDELLO, C. F. Comunidades virtuais de prática no serviço público: quadro teórico para a organização de experiências e apoio í inovação. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

SANTOS, F. F. Modelo de gestão para promover a criação e o compartilhamento de conhecimento em comunidade virtual de prática. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

SCHNEIDER, F. C. Comunidade de prática na perspectiva da inclusão escolar: o perfil, os discursos e as práticas de educadores no exercí­cio da cultura da participação. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

SILVA, M. R. C. Formação e gestão de uma comunidade virtual de prática: criação e validação de um instrumento de pesquisa. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2007.

Published

2019-05-29

How to Cite

Mendes Vieira da Silva, D., da Conceição Esquincalha, A., & Giraldo, V. A. (2019). State of Knowledge on Virtual Communities of Practice in Brazilian Thesis and Dissertations. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.766

Issue

Section

Revisões