Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.743Abstract
A experimentação é uma etapa fundamental na formação dos futuros profissionais ligados as ciências da natureza, visto que ela permite confrontar conceitos prévios com resultados experimentais. No entanto, no caso dos cursos em EaD essa vivência pode acabar sendo um pouco prejudicada e buscar soluções é fundamental. Nesse sentido, o uso das simulações de experimentos pode ser um grande aliado na no processo de ensino-aprendizagem dos temas presentes nas diversas disciplinas das grades. Dentro dessa perspectiva, nesse trabalho são apresentadas as etapas necessárias para a utilização dessas simulações como elemento de apoio aos alunos dessa modaliade de ensino e as discussões sobre a aplicação destas. Deixando claro, que mesmo um atividade virtual, a necessidade de contrução de roteiros para a realização da atividade e de perguntas norteadoras que motivem aos alunos a fazerem seu uso.
Online Activity as a Training Device in EaD: an Example of Titration Experiment
Abstract
Experimentation is a fundamental step in the training of future professionals related to the natural sciences, since it allows confronting previous concepts with experimental results. However, in the case of the courses in EaD, this experience can end up being a bit impaired and seeking solutions is fundamental. In this sense, the use of simulations of experiments can be a great ally in the teaching-learning process of the themes present in the various disciplines of grids. In this perspective, this work presents the necessary steps for the use of these simulations as an element of support to the students of this modality of teaching and the discussions on the application of these simulations. Making it clear that even a virtual activity, the need to build scripts to carry out the activity and guiding questions that motivate students to make use of it.
Keywords: Applets, Chemistry, Distance education
Downloads
References
Barbosa, K. A. M., Vanstreels, C. L. A. V. O. A democratização e expansão da educação superior no país 2003: 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2015 (Relatório).
CC - ChemCollective. (2000). Virtual Lab 2017-05-04. Acesso em 25 de outubro de 2017, disponível em: https://goo.gl/8x4A4.
Feltre, R. A. Fundamentos da Química. 4.ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2005.
Franco, D. Química - Processos Naturais e Tecnológicos. 1.ed. São Paulo: Ed. FTD, 2010.
Gagno, K. G. A., Cruz, F. A. O. (2017). Usando applet para estudo de filtros eletrônicos. In XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF) (pp. 1: 7). São Carlos, SP. Disponível em https://goo.gl/NGrJuc.
Guillermo, O. E. P.; Endres, L. A. M.; Lima, J. V. (2013). Laboratório Virtual de Aprendizagem: uma experiência em mecânica dos fluidos na Engenharia. In XVIII Congresso Internacional de Informática Educativa (TISE 2013) (pp. 684-687), Porto Alegre, RS. Disponível em https://goo.gl/jQ24tP.
Mahan, B. M.; Myers, R. J. Química um curso universitário. 4.ed. São Paulo: Ed. Edgard Blucher, 1995.
Maia, C. O., Lannes, D. R. C. (2013). A influência da tutoria na prática da educação a distância. EAD em Foco. 3(1), 17: 33. Disponível em: https://goo.gl/hHUjAC.
Martins, T. F., Rodrigues, F. L., Malafaia, P. A. M., Cruz, F. A. O. (2015). Princípio de Arquimedes: do treinamento virtual a execução experimental. Vivências, 11 (21), 199-205. Disponível em: https://goo.gl/HGqJp9.
Oracle. (2016). In: Oracle acquired Sun Microsystems. Acesso em 8 de setembro de 2017, disponível em https://goo.gl/VIbXo2.
Pinheiro, A. F.; Pessoa Júnior, E. S. F.; Araújo, M. D. (2015). Software de simulação: um recurso facilitador no processo de ensino aprendizagem de química no ensino médio. In XII Congresso Nacional de Educação (XII EDUCER) (pp. 2042-2057). Curitiba, PR. Disponível em https://goo.gl/g4Swff.
Petry, B.; Fonseca, E. N.; Souza, L. P. A. de; Barbosa, P.; Petry, V.; Oliveira, V. L. V. P. de. (2010). A Importância das aulas práticas e experimentais de Ciências Naturais na Educação Básica da Escola Estadual 26 de Agosto - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. In LXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (LXII SBPC). Natal, RN. Disponível em https://goo.gl/UwTZVu.
Santos, B. F. (2016). In: Número de novos alunos no ensino superior cai 6,1%. Acesso em: 25 de outubro de 2017, disponível em https://goo.gl/dg9oHj.
Santos, L. R. M., Silva, V. A., Cruz, F. A. O. (2017). Estudo do movimento balístico: uma proposta de abordagem para EaD. In XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF) (pp. 1: 7). São Carlos, SP. Disponível em https://goo.gl/u6vikW.
UFRN. Projeto de Curso de Graduação (Licenciatura) em Química, na Modalidade a Distância. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. Acesso em 28 Out 2017, Disponível em https://goo.gl/QrJRZW.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.