Instructional Design with Focus on Situated Learning: A Case Study

Authors

  • Hellen Corrêa da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Plauto Simão De-Carvalho Universidade Estadual de Goiás (UEG) http://orcid.org/0000-0002-5467-5754
  • Joyce Siqueira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Sabrina do Couto de Miranda Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.702

Abstract

The main objective of this article is to validate the instructional design applied to the Distance Learning Tutorial offered at a distance by the University of Goiás State- UEG, through the Annual Continuing Education Program, in the years of 2015 and 2016.
A study with the purpose of describing the main characteristics of this instructional design with focus on situated learning was carried out. An online questionnaire to collect the opinions of 314 graduates of the course was used and, as a result, it was identified that the instructional design was satisfactorily evaluated by the students. They assessed the overall course with a mean score of 9; giving high approval ratings in all evaluated points. The design strategies used in this course may guide the layout of other courses that follow the same guidelines.

Keywords: Distance education. Continuing education. Tutoring.

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Author Biographies

Hellen Corrêa da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de dados pela Universidade Estadual de Goiás (2002), e Especialização em Informática Aplicada a Educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é Docente no Centro de Ensino e aprendizagem em rede da UEG - CEAR. Tem experiência na área de Educação à Distância, com ênfase em produção e elaboração de material didático, utilizando a plataforma Moodle, atuando como design instrucional de disciplinas do Curso de Licenciatura em Computação. Linhas de pesquisa: Tecnologias e Ensino.

Plauto Simão De-Carvalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás (2004), mestrado em Botânica pela Universidade de Brasí­lia (2008) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasí­lia (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), membro permanente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (UEG/Câmpus-Anápolis CET), membro permanente Especialização (Lato Sensu) Manejo e Conservação dos Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários (UEG/Câmpus Palmeiras de Goiás). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Molecular, Filogeografia / Biogeografia, Botânica e Estrutura Populacional. Além disso, trabalha com formação de professores via PIBID-CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). É professor associado ao LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento).

Joyce Siqueira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Goiás, pós-graduada em Orientação a Objeto em Internet pela Uni-Anhaguera e Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Experiência em gestão educacional. Atualmente docente da Faculdade Anhanguera de Anápolis e bolsista pesquisadora do Projeto Tainacan, do MediaLab da UFG.

Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Biologia Vegetal pela UEG, mestre em Botânica pela Universidade de Brasí­lia (UnB) e doutora em Ecologia pela UnB. Tem experiência em estudos florí­sticos, fitossociológicos e ecológicos com enfoque na análise do estoque de carbono nas formações savânicas do Cerrado. Atualmente, também se dedica à pesquisa na área de formação de professores vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis (http://www.ppec.ueg.br). É professora associada no LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) onde desenvolve projetos de pesquisa e co-orienta alunos de doutorado.

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Published

2019-05-02

How to Cite

da Silva, H. C., De-Carvalho, P. S., Siqueira, J., & Miranda, S. do C. de. (2019). Instructional Design with Focus on Situated Learning: A Case Study. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.702

Issue

Section

Estudos de Caso