Editorial v. 7, n. 1 (2017) - Dossiê: Recursos Educacionais Abertos (REA)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v7i1.616Abstract
Este número da revista EaD em Foco acentua o potencial da multidisciplinaridade internacional na produção e do compartilhamento aberto de conhecimentos científicos, tecnológicos, socioculturais e educacionais. São oito artigos escritos a muitas mãos mobilizados pela autoria e coautoria em rede que explicita atos éticos e estéticos congruentes com o movimento internacional alicerçado nos recursos educacionais abertos (REA), nas práticas e na educação aberta.
Cada um dos artigos enfatiza aspectos relevantes que marcam um espaço-tempo contemporâneo mediado pela interatividade e pela interação em redes. São autores e coautores, professores-pesquisadores, atentos às problematizações necessárias e recorrentes sobre o papel das tecnologias, dos recursos educacionais, do tripé ensino, pesquisa e extensão, da cibercultura e da mediação pedagógica tanto no ensino superior quanto na educação básica.
O artigo Recursos educacionais abertos na formação de professor-autor na cibercultura, de Edméa Santos, Tatiana Rossini e Mirian Amaral, trata dos REA sob o enfoque da pesquisa-formação e do professor-autor no contexto da cibercultura. As autoras enfatizam o papel das práticas culturais de intervenção na cultura por meio da reutilização de artefatos e expressões plurais imersas nas redes sociais. É uma contribuição para difusão e consolidação da filosofia da abertura.
O artigo Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, de autoria de Juliana Sales Jacques, apresenta análises sobre o trabalho docente no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, especialmente quando ocorre integração e/ou produção de REA. A autora destaca o papel das políticas públicas educacionais, como, por exemplo, o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que prevê a integração das tecnologias em rede na educação a fim de promover a universalização do ensino via democratização de acesso aos recursos educacionais.
Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann e Ana Nobre, no artigo REA: acesso "gratuito" ao conhecimento, problematizam os impactos dos REA na ampliação e democratização do acesso ao conhecimento. Para tanto, explicitam e analisam resultados de pesquisa parametrizada pela abordagem Design-Based Research (DBR) em ciclos iterativos implementados no contexto de um small open on-line course (Sooc) com professores do ensino médio brasileiro. O foco específico do artigo são os desafios e viáveis-possíveis no processo de revisão e readaptação de REA em curso.
O artigo Como criar e manter interações de qualidade em cursos on-line?, de Ana Paula Correia, destaca resultados advindos de um estudo de caso realizado no contexto de um curso on-line de pós-graduação em tecnologia educativa numa universidade nos Estados Unidos. A autora apresenta a curadoria de conteúdos digitais como estratégia inovadora para superar os desafios da interação e colaboração entre os participantes em cursos on-line.
A contribuição dos autores Vilson José Leffa e Alan Ricardo Costa é a discussão sobre o papel da interação entre autores e coautores de REA para o ensino e a aprendizagem de línguas. O artigo intitulado Produzindo REA para o ensino de línguas: da interação à coautoria menciona resultados de pesquisa em que afirmam que a interação potencializa a colaboração em torno dos REA ao permitir debate, crítica e reflexão conjunta sobre determinado material, especialmente em cursos de capacitação de professores.
Maria Augusta Vasconcelos e Miriam Struchinner assinam o artigo Análise da produção de narrativas digitais no ensino superior em saúde. O objetivo do trabalho é analisar narrativas digitais multimídia a partir da utilização de imagens/fotos e vídeos em um blog no contexto de uma disciplina de um curso de Medicina.
O artigo a-REAEDUCA: Revista de Educação para o Século XXI: pensar, desenvolver e criar um REA, de Ana Nobre, Hélder Pereira e Rui Rosa, apresenta um exemplar concreto de iniciativa realizada em Portugal para ampliar e consolidar o movimento REA. No texto, os autores relatam a concepção de uma revista on-line de Educação para o Século XXI: a REAeduca, sustentada na filosofia dos REA. A revista segue o princípio da abertura da informação e do conhecimento na sociedade em rede com destaque especial para três domínios: acadêmico, organizacional e didático-pedagógico.
No artigo REA e Pomar: desdobramentos de uma Educação Aberta na cibercultura, as autoras Adriana Rocha Bruno e Ana Carolina Guedes Mattos apresentam conceitos e a compreensão acerca da educação aberta com destaque para iniciativas como massive open online courses (Mooc) e Percursos On-line Múltiplos, Abertos e Rizomáticos (Pomar). Os estudos das autoras são orientados pelas produções teóricas de Gilles Deleuze e Felix Guattari sobre multiplicidade, devir, plano de imanência e rizoma, que permitem compreender e maximizar a complexidade da educação contemporânea.
Desejamos que cada um dos artigos publicados nesta edição da revista se consolide como REA na disposição como material de apoio ao ensino-aprendizagem, à pesquisa e à extensão capaz de gerar novos produtos disponibilizados sob licença.
Edméa Santos e Elena Maria Mallmann
Organizadoras desta edição
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.