O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.383Abstract
O aluno da Educação a Distância possui características específicas. Quais são elas? Esta pesquisa buscou conhecer o perfil de alunos de graduação a distância e discutir o estilo de aprendizagem mais favorável para a sua formação. Desenvolver metodologias de ensino de acordo com o estilo de aprendizagem dos alunos incentiva o aprendizado com autonomia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal e descritiva. Utilizou-se um questionário fechado com 20 perguntas. O instrumento foi aplicado por meio do software LimeSurvey. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences 18.0. A amostra é composta de 235 participantes, alunos de graduação de uma instituição de ensino superior privada localizada no Sul de Minas Gerais. Os resultados dos dados sociodemográficos mostraram que os alunos da Educação a Distância são, em sua maioria, do sexo feminino, com idade média de 33 anos e renda aproximada de três salários mínimos. A maioria estudou em escola pública, trabalha, tem compromissos familiares e não tem dificuldade para utilizar as tecnologias na aprendizagem. Por ser um público adulto, os métodos de ensino mais apropriados são a andragogia e a heutagogia. Além desses resultados, outras informações serão apresentadas neste relato de pesquisa.
Palavras-chave: Educação a Distância, Dificuldades tecnológicas, Estilos de aprendizagem.
The profile Education Student Distance and Your Learning Style
Abstract
The student of distance education has specific characteristics. What are they? This research aimed to know the profile of undergraduate students to distance and discuss what the most favorable learning style for your training. Develop teaching methods according to the learning style of the students encourages learning with autonomy. This is a quantitative, transversal and descriptive character. We used a closed questionnaire with questions 20. The instrument was applied using the LimeSurvey software. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences software 18.0. The sample consists of 235 participants, undergraduate students of a private higher education institution located in southern Minas Gerais. The results of the demographic data showed that Distance Education students are mostly female, with a mean age of 33 years and with an approximate income of three minimum wages. Most studied in public school, work, have family commitments and has no difficulty to use the technology in learning. Being an adult audience, the most appropriate teaching methods are andragogy and heutagogy. In addition to these results other information will be presented in this research report.
Keywords: Distance Education, Technological difficulties, Learning styles.
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