DESENHO DE EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Ana Paula Correia Iowa State University, EUA

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.20

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso contextualizado no Programa de Pós-graduação a Distância em Curriculum e Instructional Technology da Iowa State University EUA. Este programa foi criado para servir professores do K-12 (pré-primária até à décima-segunda série) que, sem ele não teriam a oportunidade de completar uma pós-graduação em Educação.
O modelo de aprendizagem experiencial de David Kolb é usado para estruturar as atividades de aprendizagem colaborativa e usado como quadro de referência para o desenvolvimento de um dos cursos a distância em Desenho Educacional. Este curso é discutido em detalhe no que respeita à comunidade de aprendizagem formada, abordagens de ensino utilizadas e projetos desenvolvidos com a finalidade de resolver problemas educacionais reais. Exemplos desses projetos realizados por equipes virtuais são fornecidos ao mesmo tempo que a sua pertinência em termos práticos é explicada. De igual forma, a avaliação dos alunos e do curso é discutida. Este artigo termina com sugestões para o desenvolvimento de cursos a distância que usem um quadro de referência idêntico como forma de contribuir para uma reflexão que potencie um uso mais alargado de aprendizagem experiencial e colaborativa na Educação a Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Correia, Iowa State University, EUA

PhD em Instructional Systems Technology pela Indiana University, USA. Professora do Programa de Pós-graduação a Distância em Curriculum and Instructional Technology da Iowa State University, EUA.

Downloads

Publicado

15-04-2010

Como Citar

Correia, A. P. (2010). DESENHO DE EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.20

Edição

Seção

Artigos Originais