What this "Wonder People" Want and What They Can Do: the Experience of The Formation of Oral Narrators at UEFS in the Pandemic Context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1911

Abstract

This article intends to present reflections around an experience in the area of training oral narrators, at the State University of Feira de Santana (UEFS), in the context of pandemics with the purpose of understanding how the didactic transposition developed in that curricular component, during the Extraordinary School Period (PLE), welcomed the principles of Online Education and mobilized knowledge that ensured the quality of teaching-learning processes taking into account synchronous and asynchronous times, promoted the planning of the space-time of classes with the collaboration of various partners, especially teachers who held knowledge capable of promoting the interface of online classrooms and did not lose the affectionate relationships so common between teachers and students during face-to-face classes. To this end, we highlighted aspects pointed out by the students regarding the constitution of the narrator's craft in face-to-face moments and in cyberspace, as well as the reflective description of the elaboration of the final products of the training that were configured as a podcast series and another one in video.

Keywords: Training of oral narrators. Online education. Training in a pandemic context. Podcast. Video production.

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Author Biographies

Luciene Souza Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana e Contadora de Histórias. Está credenciada no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras /PROFLETRAS/UEFS e no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários/UEFS. é lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais/UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Polí­tica Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contação de Histórias, Leitura, Literatura Infantil e Juvenil, Formação do Leitor e EaD.

Bruno Westermann, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Música (Educação Musical - 2017) e mestre em Música (Educação Musical - 2010) pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É Professor Adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - írea de Música. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro dos seguintes temas: Música e Cultura Digital, Música e Processos de Plataformização, Ensino de Música e Processos de Plataformização. É membro do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (UEFS) e coordenador do projeto de pesquisa Investigações sobre Música e Plataformas Digitais no Brasil (CONSEPE 40/2021) e coordenador do Programa de Extensão em Violão e Cordas Dedilhadas da UEFS (CONSEPE 15/2019). Na graduação, atua como professor das disciplinas na área de Educação Musical, Estágio Supervisionado, Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação Musical e Prática de Conjunto.

Simone Marques Braga, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Doutorado em Educação Musical (UFBA - 2014), Mestrado em Educação Musical (UFBA - 2009), Especialização em Regência Coral e Docência Superior (UNASP/Centro Universitário - 2006), Especialização em Artes (UNEB/IAT - 2004), Licenciatura em Educação Artí­stica (Hab. em Musica - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário -1996) e Bacharelado em Piano (Habilitação em Piano - Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário-1994). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, atua junto ao Curso de Licenciatura em Música. Na UEFS, também coordena o Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas (Performa) e as ações vinculadas Piano a 4 Artes e JAM Performa. Também atuou como Coordenadora de írea do Subprojeto Musicando a Escola (PIBID de Música da UEFS), de 2012 a 2018, como professora da educação básica no ensino fundamental, médio e profissionalizante em música na rede privada e pública e como professora em escolas especializadas de música. Professora colaboradora no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Lí­der do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música, atua principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores de música e de artes, ensino de música escolar, ensino de instrumentos (tutorial e coletivo), performance musical, educação a distância e interdisciplinaridade em Artes.

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Published

2022-08-17

How to Cite

Santos, L. S., Westermann, B., & Braga, S. M. . (2022). What this "Wonder People" Want and What They Can Do: the Experience of The Formation of Oral Narrators at UEFS in the Pandemic Context. EaD Em Foco, 12(3), e1911. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1911