EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Romário de Macedo Espí­ndola UERJ
  • Fátima Kzam Damaceno de Lacerda UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.174

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de estudar os motivos de evasão no curso de licenciatura em ciências biológicas do polo de educação a distância do CEDERJ/UAB localizado no município de Nova Friburgo-RJ. Com esse objetivo foi realizado um estudo exploratório utilizando os dados contidos no sistema acadêmico do CEDERJ para se obter o número de alunos evadidos das dez primeiras turmas do curso, de 2006 a 2011. Posteriormente, para se estudar o motivo dos estudantes abandonarem o curso, foram realizadas entrevistas, através de ligações telefônicas, com 30 ex-alunos do curso. Os resultados indicaram que no grupo pesquisado ocorreu uma evasão de 43% que se concentrou nos três períodos iniciais do curso. Os principais motivos de evasão são relatados. Observou-se uma tendência de diminuição da evasão ao longo do tempo, o que pode estar relacionado com as ações de apoio acadêmico ao estudante que vem sendo desenvolvidas pela instituição de ensino.

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Biografia do Autor

Romário de Macedo Espí­ndola, UERJ

Licenciado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG/UERJ).

Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, UERJ

Profa. Adjunta do Departamento de Processos Bioquí­micos do Instituto de Quí­mica da UERJ.

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Publicado

28-06-2013

Como Citar

Espí­ndola, R. de M., & de Lacerda, F. K. D. (2013). EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO. EaD Em Foco, 3(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.174

Edição

Seção

Estudos de Caso