APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.17Abstract
A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre com auxílio de meios e tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitindo a alunos e professores desenvolverem atividades educacionais em lugares ou tempos diversos.Durante os anos de 2008 e 2009, a disciplina Instrumentação para o Ensino em Genética, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio CEDERJ, foi utilizada como alvo de estudo. O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de tutoria proativa utilizando ferramentas de interatividade e personalização do processo de ensino-aprendizagem na modalidade semipresencial buscando a maior interação e motivação do aprendiz, além de estreitar os laços afetivos entre aprendiz e tutoria.
Ações presenciais e a distância foram propostas ao diagnosticar o perfil dos aprendizes. O estímulo, a interatividade e a personalização do processo de ensino-aprendizagem permitiram uma diminuição no índice de abandono no período avaliado. A participação nos encontros presenciais contribuiu para aumentar a afetividade. Além disso, observou-se um aumento da participação em encontros virtuais apresentada em número de aprendizes presentes nos encontros virtuais e a melhora no desempenho, apresentada em média de notas.
Considerou-se que o aprendiz deve se sentir parte ativa, buscando, com auxílio da tutoria, a melhor forma de utilizar suas habilidades e competências para um maior aproveitamento.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-04-15
How to Cite
Aguiar, J. M., Ferreira, C. dos S., & Garcia, A. B. (2010). APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.17
Issue
Section
Original Articles
License
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.